Complexo Industrial Portuário de Suape

Complexo Industrial Portuário de Suape Neste espaço, vamos publicar informações e todas as novidades que acontecem no Porto de Suape. Horário de Funcionamento:

Centro Administrativo - aberto de seg.

a s*x., das 7h30 às 16h30
Porto de Suape - Funcionamento 24h

16/12/2025
16/12/2025

Suape prestigiou, nesta segunda-feira (15) à noite, os 60 anos da Adepe. Uma data simbólica que marca uma história dentro da outra. A agência nasceu para viabilizar o sonho de um novo porto para Pernambuco. A missão foi cumprida com pleno êxito e melhor: multiplicada.

A Adepe é ampla, essencial na prospecção de investimentos, para a economia criativa, na realização da Fenearte - a maior feira de artesanato do América Latina - e muitos outros projetos de impacto no desenvolvimento do estado.

A solenidade contou com a presença da governadora Raquel Lyra; da vice-governadora, Priscila Krause; do secretario do Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti; da presidente da Adepe, Ana Luiza; além de várias autoridades, empresários, jornalistas e convidados.

O diretor-presidente da estatal portuária, Armando Monteiro Bisneto, foi representado por Armando Peixoto (diretor de Desenvolvimento e Gestão Industrial).

“A Adepe, com seus distritos de negócios, é uma grande parceira, irmã de Suape na atração de investimentos. A instituição formou um grande legado nessas seis décadas, mas, com certeza, ainda tem muito a contribuir”, destacou Peixoto.

Por Suape, também marcaram presença: Sóstenes Alcoforado (Diretor de Sustentabilidade e Inovação), Marcos Gesteira (Gestão e Finanças); Alexandre Cardoso (assessor especial de relações institucionais); Rodrigo Monteiro (assessor para atração de investimentos) e Fabiana Maranhão (auditora).

12/12/2025

Suape marcou presença, na manhã desta s*xta-feira (12), na solenidade de lançamento do Arco Metropolitano, obra considerada um marco histórico para a infraestrutura de Pernambuco. O evento foi realizado às margens da BR-232, no município de Moreno, e contou com a participação da governadora do Estado, Raquel Lyra; da vice-governadora, Priscila Krause; e de autoridades dos poderes públicos e representantes de diversas instituições.

Nesta primeira etapa, referente ao sublote 1 do trecho Sul, serão investidos R$ 632 milhões em recursos estaduais. O segmento terá 25,32 quilômetros de extensão, ligando o entroncamento da BR-232, em Moreno, à BR-101, no Cabo de Santo Agostinho. Já o sublote 2, que também integra o trecho Sul e será executado com recursos federais, contará com 20 quilômetros, conectando a BR-232 à BR-408, em Paudalho.

A intervenção é considerada estruturante por integrar polos produtivos estratégicos, criar novas rotas logísticas e ampliar a capacidade de atração de investimentos, fortalecendo a competitividade de Pernambuco no cenário nacional.

“Essa obra é muito importante, pois vai conectar os polos industriais do Recife, Goiana, Igarassu e Itapissuma ao Porto de Suape. Estamos muito felizes com esse investimento estruturador, que vai melhorar a competitividade e as condições logísticas do complexo, facilitar o escoamento de cargas, gerar ganhos para os negócios já instalados e se tornar um diferencial competitivo para a atração de novos empreendimentos”, destacou o diretor-presidente de Suape, Armando Monteiro Bisneto.

Assista ao vídeo e confira os detalhes.

12/12/2025

Suape recebeu, nesta s*xta-feira (12), a delegação da Universidade de Zhejiang, composta pelo professor Zhenglong Li, referência internacional em combustíveis de baixo carbono e líder da parceria Brasil–China em combustível sustentável de aviação (SAF), e pelo doutor Yanran Cui, pesquisador sênior de destaque do instituto da Universidade, cuja província está localizada no leste chinês. A visita marca um novo passo na cooperação para o desenvolvimento de SAF e é um desdobramento direto da missão pernambucana ao país asiático, realizada em outubro passado e liderada pela governadora Raquel Lyra.

Durante a passagem por Suape, o professor Li conheceu o hub industrial para projetos de SAF, analisando infraestrutura, capacidade logística, oferta de insumos (como biomassa, CO₂ biogênico, hidrogênio verde e etanol) e a possibilidade de instalar unidades produtivas ou plantas-piloto no estado. Ele também visitou a Torre de Controle e o Senai Park, equipamento do Senai-PE planejado para atender às demandas da indústria local e nacional, promovendo o desenvolvimento tecnológico na região.

A visita tem um caráter estratégico: transformar a parceria iniciada na China em projetos aplicados, conectando ciência, indústria e governo para estruturar, a partir de Pernambuco, um modelo binacional em SAF. O interesse chinês por combustíveis de baixo carbono, especialmente o etanol brasileiro, cresce rapidamente e abre espaço para novos investimentos, cooperação tecnológica e consolidação do Brasil como um dos protagonistas da transição energética global.

Participaram do encontro o diretor de Sustentabilidade e Inovação de Suape, Sóstenes Alcoforado, acompanhado pelo assessor especial da Presidência para Investimentos e Novos Negócios, Rodrigo Monteiro, e pelo coordenador de Desenvolvimento de Negócios, Arthur Teixeira; Guilherme Sá, secretário-executivo de Energia; o professor e pesquisador da Universidade de Pernambuco Sérgio Peres; e Isnel Ubaque Diaz, engenheiro de energia e pesquisador industrial do Senai-PE.

12/12/2025

Pelo segundo ano consecutivo, o Complexo de Suape foi vencedor do IX Prêmio ESG e de Jornalismo do Sistema Fiepe com o projeto socioambiental Tô na Feira, iniciativa criada em 2017 que beneficia pequenos agricultores e artesãos do território. A cerimônia ocorreu nesta quinta-feira (11/12), reunindo representantes das empresas reconhecidas por boas práticas em sustentabilidade, governança e responsabilidade social.

O diretor José Humberto Cavalcanti recebeu o troféu em nome do diretor-presidente, Armando Monteiro Bisneto, destacando a relevância da premiação para o compromisso social de Suape. O diretor de Sustentabilidade e Inovação, Sóstenes Alcoforado, reforçou o impacto do programa, que já realizou 113 edições, gerou R$ 800 mil em negócios e promoveu conexões importantes para produtores locais, incluindo participações na Fenearte. O presidente da Fiepe, Bruno Veloso, ressaltou que iniciativas como essa impulsionam o setor produtivo ao valorizar práticas responsáveis e fortalecer a comunicação industrial.

Com investimentos de R$ 374,2 mil, o Tô na Feira reúne 32 participantes de 12 comunidades e vem ampliando a atuação com edições itinerantes em empresas instaladas no complexo, como Refinaria Abreu e Lima, CPL Construtora, Seara, Consag e Transpetro. Para o coordenador de Assistência Social e Gestão Fundiária, Paulo Teixeira, o reconhecimento reforça a importância de ações sociais integradas no território e estimula a continuidade de programas que transformam vidas, como a Estação Compartilhar, responsável pela capacitação de empreendedores que hoje comercializam pães e doces na feira. Entre as histórias de impacto está a da artesã Leida Maria Alves, moradora da Vila Nazaré, que participa desde a primeira edição e celebra as oportunidades geradas pelo projeto, incluindo novos clientes, aumento da renda e visibilidade ampliada nas participações da Fenearte.

Assista ao vídeo e confira alguns detalhes.

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, assinou, na noite desta quarta-feira (10), em Brasí...
11/12/2025

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, assinou, na noite desta quarta-feira (10), em Brasília, acordo de cooperação técnica com a Frente Parlamentar Brasil-ASEAN, iniciativa que fortalece a atração de investimentos, amplia mercados e reduz barreiras comerciais para o porto pernambucano. A ação marca um passo estratégico para consolidar novas parcerias com os países do Sudoeste Asiático e ampliar a presença de Suape numa das mais dinâmicas rotas globais de comércio.

Durante o encontro, promovido pelo Instituto Ásia-Pacífico e pela Frente Parlamentar Mista Brasil-ASEAN, Bisneto apresentou as potencialidades e a infraestrutura logística da estatal portuária a representantes dos países da região asiática. A agenda reuniu embaixadores de vários países, além de representantes do Japão, da China; empresários de diversos setores e autoridades do governo federal.

O Sudeste Asiático é formado pelo Camboja, Filipinas, Indonésia, Laos, Malásia, Myanmar, Singapura, Tailândia, Vietnã, Brunei e Timor-Leste, um bloco econômico com mais de 680 milhões de consumidores e PIB superior a US$ 4 trilhões. Considerada uma das regiões mais dinâmicas do mundo, representa um mercado estratégico para o setor produtivo brasileiro, especialmente em áreas como agroindústria, energia, logística e manufatura.

Mais informações no link da bio.

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, esteve no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) ...
10/12/2025

O diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, esteve no Ministério de Portos e Aeroportos (MPor) nesta terça-feira (9), onde foi recebido pelo secretário-executivo Tomé França e pela secretária-executiva adjunta do MPor e presidente do Conselho de Autoridade Portuária de Suape, Thayrine Oliveira.

“Gostaria de agradecer a recepção do MPor. A conversa foi bastante produtiva, com temas tratados de forma ágil e assertiva, reforçando o compromisso conjunto com o fortalecimento do nosso porto. Essa parceria, conduzida com profissionalismo e dedicação, é fundamental para avançarmos em projetos estratégicos e seguirmos ampliando a competitividade de Suape.”

Durante o encontro, foram discutidas as parcerias em andamento com o porto pernambucano, reforçando ações estruturantes que fortalecem o setor portuário, aprimoram a infraestrutura e ampliam a competitividade logística de Suape.

Entre os principais investimentos, Suape e o Governo Federal avançam em obras estratégicas com recursos compartilhados entre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e o complexo portuário:

🏗️ Molhe: R$ 73 milhões aportados por Suape + R$ 50 milhões via PAC; e a dragagem do canal interno, com R$ 117 milhões em recursos próprios de Suape + R$ 100 milhões via Governo Federal.

09/12/2025

Suape prestigiou, na manhã desta terça-feira (9), a troca de comando da Capitania dos Portos de Pernambuco, na sede do órgão interveniente. A solenidade teve início às 10h e se prolongou até meio-dia. Dezenas de pessoas participaram da passagem de comando, entre militares, familiares e convidados.

Representando o diretor-presidente do Complexo de Suape, Armando Monteiro Bisneto, o diretor de Relações Institucionais e Governamentais, José Humberto Cavalcanti, participou da solenidade, realizada na sede da instituição, no Bairro do Recife.

“Em nome de Suape, desejo ao novo capitão dos Portos de Pernambuco pleno sucesso na missão que se inicia. Que possamos seguir fortalecendo a cooperação entre nossas instituições, sempre pautados pela segurança da navegação, pelo desenvolvimento do nosso litoral e pelo compromisso com o interesse público”, ressaltou José Humberto.

À frente do cargo há dois anos, o capitão de mar e guerra Carlos Frederico Tojal do Vale repassou o posto para o capitão de fragata André Luiz dos Santos Costa. Natural do Rio de Janeiro, com 29 anos de Marinha, o novo titular da capitania comentou que são muitos os desafios a serem superados, mas que pretende dar continuidade ao trabalho exitoso do antecessor, também natural do Rio de Janeiro.

08/12/2025

O Complexo Industrial Portuário de Suape obteve a aprovação da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para seguir com o processo de licitação do Terminal de Veículos, localizado em área estratégica do porto pernambucano.

A autorização do órgão regulador, publicada no dia 5 de dezembro deste ano, atesta a regularidade da documentação e permite o arrendamento para a iniciativa privada.

O edital, que será lançado até maio de 2026, prevê investimento privado estimado de R$ 4,6 milhões, destinado a melhorias operacionais e estruturais no terminal.

Atualmente, o espaço já funciona como Hub de Veículos, atendendo às demandas de exportação e de importação, com destaque para o escoamento da produção da Stellantis, pátio automotivo localizado em Goiana (PE), além da chegada de automóveis produzidos por outras montadoras.

A área total do terminal SUA 01 é de 101,4 mil metros quadrados, totalmente pavimentada em concreto rígido.

Mais informações no link da bio.

05/12/2025

As potencialidades do Complexo de Suape foram apresentadas, na tarde desta quinta-feira (4), ao Grupo de Executivos do Recife (Gere) pelo diretor-presidente da estatal portuária, Armando Monteiro Bisneto. O encontro, realizado no restaurante Spettus, na Zona Sul do Recife, reuniu empresários da capital para conhecer os avanços e os projetos estratégicos que posicionam Suape como um dos principais hubs logísticos do país.

A abertura do evento foi conduzida pelo diretor de Relações Institucionais e Governamentais de Suape, José Humberto Cavalcanti, que destacou a relevância da agenda institucional e apresentou o CEO do complexo portuário. Na sequência, Armando Monteiro Bisneto realizou a exposição central, detalhando as oportunidades do território, os investimentos em curso e as perspectivas de desenvolvimento econômico.

“É uma honra apresentar Suape a um público tão qualificado como o GERE. O complexo vive um ciclo de expansão e fortalecimento, com novos investimentos, modernização da infraestrutura e oportunidades que elevam o patamar do porto no cenário global. Sob a liderança da governadora Raquel Lyra, estamos conduzindo projetos estratégicos que ampliam a competitividade do Estado, atraem negócios e impulsionam a geração de emprego e renda”, destacou Armando Monteiro Bisneto.

03/12/2025

O Complexo de Suape recebeu, na manhã desta quarta-feira (3), a visita do embaixador da Grécia no Brasil, Ioannis Tzova Mourozis, em agenda voltada ao fortalecimento de relações internacionais e ao intercâmbio de oportunidades estratégicas.

O diretor-presidente da estatal portuária, Armando Monteiro Bisneto, conduziu a reunião que também contou com a presença do cônsul da Grécia, Antônio Henrique Neuenschwander, e do cônsul de Chipre, Christos Aravanis. Também participaram por Suape o assessor especial da Presidência para Assuntos Estratégicos, Alexandre Cardoso, e o diretor de Relações Institucionais e Governamentais, José Humberto Cavalcanti.

Durante o encontro, foram apresentados os avanços estruturais, logísticos e sustentáveis do complexo, bem como potenciais áreas de desenvolvimento envolvendo transição energética, inovação e investimentos em operações portuárias.

“É sempre uma grande satisfação apresentar Suape aos diplomatas de outros países. Ao lado de todo o time e sob a liderança da governadora Raquel Lyra, seguimos estruturando estratégias para atrair, cada vez mais, novos investimentos para o território”, ressaltou Bisneto.

Endereço

Km 10, RodoVia PE-60
Ipojuca, PE
55.590-972

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Complexo Industrial Portuário de Suape posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Entre Em Contato Com O Negócio

Envie uma mensagem para Complexo Industrial Portuário de Suape:

Compartilhar