01/09/2021
O Setembro Amarelo já é bem conhecido por muitas pessoas, mês em que muito se discute sobre a saúde mental e também sobre a prevenção do suicídio. No entanto, nesse mesmo mês também há outra cor relacionada e menos conhecida: o verde, que remete à esperança por dias melhores.
O Setembro Verde é o mês da luta pela inclusão social, destacando a importância da acessibilidade e da defesa dos direitos das pessoas com deficiência. Ainda hoje, no Brasil, as pessoas com deficiência ainda não têm muito espaço. Apesar de serem 24% da população, menos de 1% têm carteira assinada, por exemplo. Para piorar o cenário, ainda tivemos a fala preconceituosa do ministro da educação, que foi na contramão da inclusão e contra o pouco que já foi conquistado no âmbito educacional. Por isso, a luta desse mês é importantíssima.
Além disso, alerta para a doação de órgãos, que durante a pandemia, teve uma grande queda - tanto pela falta de leitos disponíveis quanto pelo risco de transmissão de covid-19. Doar órgãos é doar vida. Converse com sua família, seja um doador de órgãos.