19/09/2021
➡️ Hospital cultiva alimentos livres de agrotóxicos e oferta a pacientes ⬅️
O cuidado com a qualidade de vida e o bem-estar integra uma série de ações de prevenção e promoção à saúde na Rede de Hospitais São Camilo de São Paulo, tendo como um dos pilares o estímulo à alimentação saudável. Assim, surgiu, em março de 2020, em parceria com o Instituto Kairós, o projeto da horta urbana na Unidade da Granja Viana, em uma área de 16 mil hectares destinada ao cultivo de diversos produtos sem agrotóxicos, seguindo o modelo da agroecologia.
De acordo com Tatiana Cristina Sales Bononi, supervisora de nutrição da Unidade, todos os alimentos produzidos no espaço são utilizados no preparo das refeições de pacientes e colaboradores da Rede, beneficiando também as unidades Pompeia, Santana e Ipiranga.
“A Rede realizou um estudo para a construção de uma composteira, além de investir na implantação de meios de cultivos para a melhor produção de hortifrutis, como o consórcio de espécies e utilização de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANC)”, ressalta.
Ela explica também que a Rede São Camilo SP criou um centro de treinamento para nutricionistas e cozinheiros dentro da Unidade de Cotia.
“Na Unidade Granja Viana, 100% das verduras são produzidas na horta, sem temperos artificiais, utilizando caldos (vegetais, frango, carne, PANC) para agregar sabor e valor nutricional às refeições. Os alimentos são usados integralmente, incluindo cascas e talos, com o objetivo de aproveitar o máximo de cada ingrediente e combater o desperdício”, reitera.
♻️
https://www.google.com.br/amp/s/ciclovivo.com.br/mao-na-massa/horta/hospital-alimentos-livres-agrotoxicos-pacientes/