Blog Mineração na Amazônia

  • Home
  • Blog Mineração na Amazônia

Blog Mineração na Amazônia Blog Mineração na Amazônia - Notícias, Dados e Informações sobre Política Mineral, Economia Mineral e Exploração Mineral na Amazônia Brasileira

  | Segundo a Polícia Federal o Pará está em duas rotas do ouro. A primeira é internacional. O dinheiro que se ganha ile...
09/09/2016

| Segundo a Polícia Federal o Pará está em duas rotas do ouro. A primeira é internacional. O dinheiro que se ganha ilegal nos garimpos de Suriname e Guiana Francesa entram no Brasil por Belém. A segunda rota começa nos garimpos do sul do Pará, onde o ouro também é extraído ilegalmente e transportado para o Mato Grosso e Tocantins. Nesses estados, as pedras de ouro são transformadas em barra, e revendidas para comerciantes de São Paulo, que negociam o minério com joalherias de todo o país. Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/09/garimpo-para-e-rota-do-ouro-ilegal.html

  | Ibama descobre garimpo 'gigante' de minério dentro de reservaO Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos ...
24/05/2016

| Ibama descobre garimpo 'gigante' de minério dentro de reserva

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) encontrou e desativou um garimpo "gigante" dentro da Floresta Nacional (Flona) do Jamari, a cerca de 100 quilômetros de Porto Velho. De acordo com os fiscais que participaram da operação, iniciada no domingo (22), a área devastada pelos garimpeiros já corresponde a 1 mil campos de futebol.

Para encontrar o garimpo no meio da reserva, os fiscais contaram com o apoio de dois helicópteros e ainda da Polícia Federal (PF), COE, Força Nacional e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade (ICMbio).

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/05/rondonia-ibama-descobre-garimpo-gigante-dentro-da-flona-jamari.html

  | Exploração mineral em Terra Indígena foi defendida em Reunião do Parlamento Amazônico A exploração mineral em terra ...
20/05/2016

| Exploração mineral em Terra Indígena foi defendida em Reunião do Parlamento Amazônico

A exploração mineral em terra indígena foi um dos principais assuntos debatidos na sétima reunião ampliada do Parlamento Amazônico. A reunião, sob presidência do deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM), aconteceu na quinta-feira (19), na Assembleia Legislativa do Estado do Pará, em Belém.

O Parlamento Amazônico é uma entidade que congrega os deputados estaduais dos nove estados da Amazônia. Os deputados reúnem-se regularmente, sempre em capitais da região, e discutem soluções para problemas enfrentados pelos mais de 27 milhões de amazônidas.

Na sétima reunião foi defendida a exploração de recursos minerais, como ouro e tantalita, em terras indígenas na Amazônia, como apontou, durante a reunião, o superintendente regional do Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) do Serviço Geológico do Brasil, Marco Antonio Oliveira.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/05/mineracao-em-terra-indigena-foi-defendida-no-parlamento-amazonico.html

  | Feira internacional vai reunir principais mineradoras e grandes fornecedores em Parauapebas A primeira feira interna...
20/05/2016

| Feira internacional vai reunir principais mineradoras e grandes fornecedores em Parauapebas

A primeira feira internacional voltada para o segmento de mineração em Parauapebas (PA), no Complexo Minerador de Carajás, já tem data e local definidos. Entre os dias 23 e 26 de novembro de 2016, acontecerá a 1ª Emina – Exposição de Mineração, evento que vai reunir as principais empresas do setor, na maior província mineral do mundo.

A cidade, com apenas 183 mil habitantes, atrai cada vez mais investidores porque conta atualmente com os maiores projetos de mineração em operação do mundo em Ferro (Carajás e S11D), Cobre (Projeto Antas e Salobo) e Manganês (Mina do Azul).

Apesar de pouco conhecida do público em geral, a região tem números que impressionam. Em 2014, a cidade foi a maior exportadora do Brasil, com US$ 7,619 bilhões. Para se ter uma ideia, em segundo e terceiro lugares ficaram o Rio de Janeiro (RJ), com US$ 7,489 bilhões; e São Paulo (SP), com US$ 7,322 bilhões, respectivamente.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/05/mineracao-feira-internacional-vai-reunir-principais-mineradoras-em-parauapebas.html

  | Simineral lança Anuário Mineral do Pará 2016O Anuário Mineral do Pará chega a 2016 em sua 5ª edição como referência ...
17/03/2016

| Simineral lança Anuário Mineral do Pará 2016

O Anuário Mineral do Pará chega a 2016 em sua 5ª edição como referência no assunto. A publicação vai ser lançada hoje, a partir das 19h30, no Polo Joalheiro do espaço São José Liberto. A proposta da edição é fazer um apanhado de todo conteúdo do que já foi lançado e trazer a expectativa do setor para os próximos cinco anos.

Além disso, o lançamento premiará Breno Santos, considerado o maior geólogo do país, com grandes descobertas minerais no Estado.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/03/mineracao-simineral-lanca-anuario-mineral-do-para-2016.html

  | Técnicos da CPRM de Porto velho visitam dragas que extraem ouro no rio Madeira A Gerência de Geologia e Recursos Min...
16/03/2016

| Técnicos da CPRM de Porto velho visitam dragas que extraem ouro no rio Madeira

A Gerência de Geologia e Recursos Minerais da Residência de Porto Velho promoveu, em parceria com a Federação Nacional dos Garimpeiros, uma visita técnica às dragas que extraem ouro no rio Madeira.

O objetivo da visita foi conhecer o método de extração de ouro e acompanhar todo o processo de concentração e separação do minério. Os alvos estão localizados a aproximadamente 230 km de Porto Velho. “Os pontos de extração estão entre os mais promissores do rio Madeira e totalmente legalizados”, afirma o representante da Federação Nacional dos Garimpeiros, José Alves.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/03/rondonia-tecnicos-da-cprm-de-porto-velho-visitam-dragas-que-extraem-ouro-no-rio-madeira.html

  | Sessão solene celebra Dia da Mineração na AlepaComo parte da programação alusiva à Semana Estadual da Mineração, a A...
15/03/2016

| Sessão solene celebra Dia da Mineração na Alepa

Como parte da programação alusiva à Semana Estadual da Mineração, a Assembleia Legislativa do Estado (Alepa) realizou sessão solene, ontem (14/03), para celebrar o Dia da Mineração no Pará. A data foi instituída através de lei de iniciativa do deputado estadual Raimundo Santos (PEN), presidente da Frente Parlamentar de Apoio ao Desenvolvimento da Mineração Sustentável no Pará, que tem como vice-presidente o deputado estadual João Chamon Neto(PMDB) e relator o deputado Dirceu ten Caten (PT).

A data, 14 de março, faz referência ao ano de 1967, quando se iniciou, exatamente nesse dia, a pesquisa mineral na região de Carajás.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/03/sessao-solene-celebra-dia-da-mineracao.html

MATO GROSSO | Mineradoras pesquisarão área de garimpo de ouroApós duas intervenções policiais desde 2015 para retirada d...
14/03/2016

MATO GROSSO | Mineradoras pesquisarão área de garimpo de ouro

Após duas intervenções policiais desde 2015 para retirada de garimpeiros ilegais, a área da Serra da Borda, na região de Pontes e Lacerda, a 483 km de Cuiabá, deverá ter seu potencial pesquisado por pelo menos duas mineradoras, a Mineração Santa Elina Indústria e Comércio S/A e a Mineração Tarauaca Indústria e Comércio S/A. Ambas apresentaram requerimentos de pesquisa mineral na área nos anos de 1991 e 2000, mas só este mês receberam alvarás do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM) para iniciar o trabalho. Os dados são públicos e constam do site oficial do departamento federal.

Ao todo, os alvarás abrangem 7.385 hectares, localizados entre as áreas dos municípios de Pontes e Lacerda e Vila Bela da Santíssima Trindade (a 562 km da capital). Ambos os alvarás, concedidos no dia 2 de março, são para pesquisa de ouro e têm validade de três anos prorrogáveis por outros três.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/03/mato-grosso-mineradoras-pesquisarao-area-de-garimpo-de-ouro.html

  | Senador quer regulamentar exploração de diamantes nas terras dos índios cintas-largasO senador Valdir Raupp (PMDB-RO...
10/03/2016

| Senador quer regulamentar exploração de diamantes nas terras dos índios cintas-largas

O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) pediu que o governo envie ao Congresso Nacional um projeto para regularizar especificamente a exploração de minérios nas terras ocupadas pelos índios cintas-largas, no oeste de Mato Grosso e leste de Rondônia. Ele disse que a região tem um potencial de extração de diamante que chegaria a 15 milhões de quilates por ano, que poderiam render US$ 3 bilhões ao ano. Os valores são estimados, disse, observando que a falta de lei regulamentadora impede o estudo do subsolo das terras onde vivem os cintas-largas.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/03/rondonia-senador-quer-regulamentar-exploracao-de-diamantes-em-terra-indigena.html

  | IMPLANTAÇÃO DE SIDERÚRGICA EM MARABÁ O Governo do Estado do Pará e as empresas Vale e Cevital Groupe, esta última da...
07/03/2016

| IMPLANTAÇÃO DE SIDERÚRGICA EM MARABÁ

O Governo do Estado do Pará e as empresas Vale e Cevital Groupe, esta última da Argélia, assinaram na sexta-feira (4), no Palácio do Governo, um protocolo de intenções que representa um novo passo no processo de implantação de uma siderúrgica em Marabá, no sudeste paraense. O documento foi assinado pelo governador do Estado, Simão Jatene, pelos presidentes das companhias, Murilo Ferreira, da Vale, e Issad Rebrab, da Cevital, e outras autoridades e representantes de entidades empresariais.

O protocolo trata dos parâmetros que embasam o projeto de implementação de uma siderúrgica em Marabá, que vinha sendo estudado pela Vale e agora passará a ser conduzido pela gigante argelina. A empresa já havia investido cerca de US$ 300 milhões, incluindo gastos no desenvolvimento de engenharia, com vistas a construção da siderúrgica em Marabá. Entre os termos do acordo, a Vale coloca a disposição da Cevital, além de cooperação técnica, todos os estudos e projetos já elaborados, a transferência do terreno de sua propriedade que seria destinado a construção da Alpa, suprimento em bases comerciais de minério de ferro e serviços logísticos para o empreendimento, além das licenças ambientais do referido projeto. “A Vale irá ceder tudo isso sem ônus ao empreendedor. A mineradora está muito satisfeita em manter esse entendimento mútuo com o Governo do Estado e quer continuar a dar a sua contribuição para que esse grande empreendimento importante para a região se torne perene e reduza as disparidades sociais”, apontou o presidente da Vale, Murilo Ferreira.

Segundo a Cevital Groupe, a expectativa da empresa é que as obras para a instalação da nova siderúrgica comecem ainda este ano e entre em operação em 2019. A previsão é que os investimentos na siderúrgica somem o montante de 2 bilhões de dólares. Esse valor total também deve ser captado com outros investidores. Quando estiver em funcionamento, a siderúrgica de Marabá deve gerar 2,5 mil empregos diretos, além de seis a oito mil empregos indiretos. “Acreditamos que isso vai proporcionar uma reforma muito grande dentro do setor, em Marabá, através da geração desses empregos. O panorama social da cidade deve ser sensivelmente modificado com esses investimentos”, avaliou Paulo Hegg, representante da Cevital no Brasil, para quem o Pará é a porta de entrada do grupo no país.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/03/para-implantacao-de-siderurgica-em-maraba.html

  | Sedeme lança novo sistema de cadastro mineralA Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energi...
04/03/2016

| Sedeme lança novo sistema de cadastro mineral

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia do Pará (Sedeme) lançou o novo sistema online do Cadastro Estadual de Controle, Acompanhamento e Fiscalização das Atividades de Pesquisa, Lavra, Exploração e Aproveitamento de Recursos Minerários (CERM). O sistema foi desenvolvimento pela Secretaria em parceria com a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa).

O cadastro é obrigatório para qualquer atividade mineral realizada no Pará. Só consegue obter a licença ambiental o empreendimento que estiver devidamente registrado e legalizado.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/03/para-sedeme-lanca-novo-sistema-de.html

  | Garimpeiros tentam subornar policiais com R$ 40 mil e são presosDois garimpeiros foram presos em uma operação da Pol...
03/03/2016

| Garimpeiros tentam subornar policiais com R$ 40 mil e são presos

Dois garimpeiros foram presos em uma operação da Polícia Militar do município de Alto Alegre, Noroeste de Roraima, na quarta-feira (2) após tentar subornar os policiais com R$ 40 mil. Com eles, os policiais apreenderam uma pi***la com a numeração raspada, uma balança de precisão, 300 gramas de ouro avaliadas em mais de R$ 46 mil e mais uma quantia em dinheiro não divulgada.

Os suspeitos foram abordados na RR-205 quando vinham da reserva indígena Yanomami, onde há uma área de garimpo ilegal, segundo a PM. Durante a revista, eles tentaram subornar os policiais e ofereceram dinheiro para serem liberados, embora não estivessem com o valor ofertado.

Continue lendo...http://mineracaonaamazonia.blogspot.com.br/2016/03/roraima-garimpeiros-tentam-subornar-policiais-na-reserva-yanomami.html

Address


Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Blog Mineração na Amazônia posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your business to be the top-listed Engineering Company?

Share