Grupo de Astronomia Mário Schenberg - GAMS

  • Home
  • Grupo de Astronomia Mário Schenberg - GAMS

Grupo de Astronomia Mário Schenberg - GAMS O Grupo de Astronomia Mário Schenberg(GAMS) é uma associação sem fins lucrativos que visa ao est

Fundado em 19 de outubro de 2013, o grupo homenageia o notório físico, matemático, político, engenheiro e crítico de arte brasileiro Mário Schenberg(1914-1990), o qual foi apontado por Albert Einstein como um dos dez maiores físicos de sua época. Considerado o maior físico teórico brasileiro, os trabalhos científicos de Mário Schenberg eram voltados para termodinâmica, mecânica quântica, mecânica

estatística, relatividade geral, astrofísica e matemática. Seus estudos em astronomia são amplamente divulgados em livros didáticos, sendo os melhores exemplos a sua participação no Processo Urca, que explica o ciclo de reações nucleares envolvidas na criação de supernovas, e o Limite Schenberg-Chandrasekhar, o qual determina a máxima massa que um núcleo estelar isotérmico pode suportar o colapso gravitacional de seu envoltório. O GAMS possui reuniões semanais, acompanhadas por observações do céu. O grupo é aberto a qualquer participante, independente da formação acadêmica e da faixa etária. Perguntas Frequentes:

*Quais as atividades Desenvolvidas pelo GAMS? Atualmente o GAMS divulga e incentiva a astronomia através de atividades práticas e teóricas envolvendo a participação de entusiastas além de atividades de pesquisa.

*Como ingressar no GAMS? O processo de ingresso consiste em três etapas:

1) Teste de conhecimentos específicos em astronomia seguido de entrevista;
2) Treinamento e acompanhamento das atividade do grupo;
3) Efetivação.

05/05/2017

Os cursos a distância na área de astronomia, em nível de divulgação, são oferecidos regularmente pela Divisão de Atividades Educacionais do Observatório Nacional/MCTIC. O seu principal objetivo é socializar o conhecimento científico por meio de um veículo eletrônico que hoje é usado por grande parte...

Lua CrescenteFase: 83%.Magnitude: -11,9.Tirada em: 06/04/2017 às 22:19h em Fortaleza - CE.Imagem: Rigel.
07/04/2017

Lua Crescente
Fase: 83%.
Magnitude: -11,9.
Tirada em: 06/04/2017 às 22:19h em Fortaleza - CE.
Imagem: Rigel.

Os telescópios refratores - Anatomia de um refratorOs telescópios refratores são os mais comuns entre os iniciantes na a...
05/04/2017

Os telescópios refratores - Anatomia de um refrator
Os telescópios refratores são os mais comuns entre os iniciantes na astronomia e os amadores. Por conta do seu tamanho e do seu custo mais acessível, tornaram-se modelos de "entrada" nas observações astronômicas. O custo de um telescópio refrator é um atraente, podem custar de R$400,00 até R$5.000 (ou mais). Além disso, seu peso - bem mais leve que um refletor de grande porte - e sua manutenção simples, o torna a melhor opção para uma pessoa que queira começar a fazer observações amadoras.
Logo abaixo, trataremos das características desses telescópios.
Os telescópios refratores são simples. Em sua estrutura, possuem: a) Tripé b) Tubo c) Lente objetiva d) Diagonal e) Lente Ocular f) buscadora.
O tripé é responsável por segurar o telescópio e mantê-lo na posição que o observador desejar. pode ser Azimutal - mais simples - ou equatorial - mais complexa. Falaremos sobre tipos de tripé (montagem) em breve.
O tubo é a parte onde a luz captada pela lente objetiva é capitada. É mais fino do que os telescópios refletores, cujos geralmente possuem aberturas maiores, e longos.
A lente objetiva é a responsável por captar a luz visível, quanto maior a objetiva, mais nítida será a imagem. Os telescópios refratores costumam possuir lentes objetivas que variam de 50mm até 90mm, entretanto, há casos de telescópios refratores com ampliações iguais ou maiores que 120mm. Para um iniciante na astronomia, um telescópio de 70mm já pode ser suficiente.
A Diagonal é um objeto localizado no final do tubo que contém um espelho plano posto em um ângulo de 45°. A função da diagonal é de facilitar a observação de objetos próximos ao zênite, pois em alguns casos, se não houver uma diagonal, o observador necessitaria f**ar numa posição desconfortável, ou mesmo deitado no chão.
A lente ocular é a responsável pela ampliação. A ocular f**a junto a diagonal e pode ser trocada facilmente durante as observações. As lentes oculares possuem uma gama de tamanhos de lente, cada uma propicia uma diferente ampliação. Por exemplo: Um telescópio com 1000mm de distância focal*, combinado com uma lente de 10mm trará uma ampliação de 100x. Para se fazer boas observações, é importante que hajam várias lentes disponíveis, pois, cada objeto/situação possui uma ampliação ideal.
Por fim, a buscadora. A buscadora é basicamente um "mini telescópio" acoplado no telescópio principal. Ela apresenta uma baixa ampliação e um grande campo de visão, e, quando ajustada, é utilizada para localização de objetos no céu noturno. A buscadora tem vários formatos, pode ser formada por um conjunto de lentes - como um telescópio refrator -, por um ponto vermelho (parecido com uma mira de arma de fogo) ou com um laser.
*É a distância, em um sistema óptico, a partir da lente (ou espelho primário) até o ponto onde o telescópio está no foco (ponto focal), em milímetros.
Espero que tenham gostado. Qualquer dúvida, chame no inbox da página.
Na foto, é mostrado um telescópio de montagem Azimutal, com abertura de 70mm.

Série "No Mundo da Lua"Episódio de Hoje - Luas de Saturno - JápetoOlá, queridos leitores do GAMS! Hoje a série trará a t...
01/04/2017

Série "No Mundo da Lua"
Episódio de Hoje - Luas de Saturno - Jápeto

Olá, queridos leitores do GAMS! Hoje a série trará a terceira maior lua de Saturno, uma bem bizarra. Ou melhor, mais uma. Saturno sabe como ser peculiar.
Observem bem a imagem abaixo. Bem mesmo. Respondam: quais são as três coisas estranhas nessa lua?
1) A cratera, com certeza, chamou a atenção de vocês, certo? Por não possuir atmosfera, Jápeto sofre, assim como maioria dos satélites, com impactos de corpos perdidos. Lembra de Mimas (A Estrela da Morte 1), que também possuía uma cratera assim? Bom, acho que encontramos a segunda tentativa de construção.
2) A grande mancha escura. Antes das observações detalhadas da sonda Cassini (sempre ela), havia duas teorias: ou este material tinha origem externa, proveniente de impactos ou de Febe (outro satélite), ou era material próprio. Após a observação da sonda, percebeu-se que é mais provável que seja material próprio, já que este se deposita de forma peculiar nas crateras. Acredita-se que seja "solo revirado" com o derretimento do gelo. A mancha espalha-se cada vez mais por o material escuro absorver mais calor, contribuindo para tal derretimento.
3) O formato de noz. Este é mais sutil. Observem bem a lateral direita, onde f**a a mancha. Percebe que existe uma cadeia montanhosa que segue toda a região central da lua, como um cinto? Estranho, não? Também havia duas teorias para tal formação rochosa: impacto ou atividade tectônica. Adivinha qual é mais aceita? Exatamente! A atividade tectônica. Esta é a primeira vez que isso é detectado em um satélite!

Para completar o show de exclusividades, Jápeto, devido ao seu conteúdo de gelo e mancha escura, é o corpo do Sistema Solar com maior amplitude de magnitude. Ou seja, ele é o que mais varia o brilho.

Mais informações:
http://www.astronoo.com/pt/japeto.html
http://solarviews.com/portug/iapetus.htm

Redator: Sirius

A SpaceX e a "Astronomia Verde"A empresa do visionário Elon Musk realizou mais uma missão bem sucedida a poucos minutos....
30/03/2017

A SpaceX e a "Astronomia Verde"

A empresa do visionário Elon Musk realizou mais uma missão bem sucedida a poucos minutos. A Missão SES-10, destinada a levar um satélite de telecomunicações geoestacionário da empresa luxemburguesa SES, utilizou o foguete reutilizável de médio porte Falcon 9 (o mesmo já utilizado para reabastecimentos da ISS). Este é composto por dois módulos e pela cápsula Dragon. O que torna o Falcon 9 tão especial é o fato do uso de um módulo reciclado. Esta é a primeira utilização de um pelo foguete. O estágio reciclado foi utilizado, em abril de 2016,em uma missão padrão de reabastecimento da Estação Espacial. Este é o início de uma potencial transformação deste setor graças à redução dos custos de acesso ao espaço. O lançamento, feito a partir do centro de lançamentos da NASA Kennedy Space Center às 19:27h no horário de Brasília, foi transmitido ao vivo (e eu não o perdi, lógico).
Link da tranmissão: http://www.spacex.com/webcast
Mais informações: http://www.spacex.com/falcon9

Imagens: SpaceX.
Redator: Rigel.

"Astrônomos usaram o ALMA para detectar uma enorme quantidade de poeira estelar resplandescente numa galáxia observada q...
30/03/2017

"Astrônomos usaram o ALMA para detectar uma enorme quantidade de poeira estelar resplandescente numa galáxia observada quando o Universo tinha apenas 4% da sua idade atual. Esta galáxia foi observada pouco depois da sua formação e trata-se da galáxia mais distante onde já se detectou poeira. Estas observações mostraram também a mais distante detecção de oxigênio no Universo. Estes novos resultados fornecem novas pistas relativas ao nascimento e morte explosiva das primeiras estrelas."

Link: http://www.eso.org/public/brazil/news/eso1708/

Redator: Regulus

O SGDC, o primeiro satélite geoestacionário brasileiroEsta semana foi marcada por bastante entusiasmo por parte da comun...
24/03/2017

O SGDC, o primeiro satélite geoestacionário brasileiro

Esta semana foi marcada por bastante entusiasmo por parte da comunidade científ**a-tecnológica brasileira. O motivo? O lançamento do SGDC (Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas), nosso primeiro deste tipo. Infelizmente, o lançamento, que ocorreria na Estação Espacial Kourou (Guiana Francesa) no dia 21, foi adiada e posteriormente cancelada. A razão foi a greve geral dos trabalhadores franceses que também atingi o país (Que azar, não?).
O projeto do SGDC foi feito pelas empresas Telebrás e Embraer. Já a construção do satélite e seu lançamento f**aram, respectivamente, à cargo das empresas francesas Thales Alenia Space e Arianespace. O custo total foi de 2,1 bilhões de reais.
O objetivo do SGDC é ampliar e fornecer banda larga a áreas remotas do país (cerca de 70% da capacidade de banda do SGDC) assim como prover comunicação exclusiva às Forças Armadas (30%). Atualmente o serviço é feito por empresas estrangeiras.
Para mais informações, acesse:
http://www.arianespace.com/mission/ariane-flight-va236/
http://www.aeb.gov.br/satelite-geoestacionario-sera-lancado-ao-espaco-nesta-quarta-feira-22/
http://revistagalileu.globo.com/Revista/noticia/2017/03/primeiro-satelite-geoestacionario-brasileiro-vai-ao-espaco-hoje.html

Imagens: Arianespace.
Redator: Rigel.

Série "No Mundo da Lua"Episódio de Hoje - Luas de Saturno - TétisBoa noite leitores! Hoje a série trará o satélite Tétis...
18/03/2017

Série "No Mundo da Lua"
Episódio de Hoje - Luas de Saturno - Tétis

Boa noite leitores! Hoje a série trará o satélite Tétis (ou Saturno III), a quinta maior lua do planeta.
Tétis foi descoberta por Cassini (novidade) em março de 1684. Possui densidade de 1,21g/cm3, o que indica que maior parte da sua composição é de gelo. Sim, Saturno é cheio de luas aquosas.
Tétis tem sua natureza em geral parecida com Réa e Dione. Alguns fatos interessantes sobre ela é a presença de uma imensa trincheira, chamada Ithaca Chasma, de aproximadamente 65km de largura. Outra grande característica de Tétis é uma bacia de impacto chamada Odysseus, que se estende por grande parte do satélite e tem o diâmetro maior que o satélite Mimas, também de Saturno. Louco, não?
Para terminar a conjunção de estranhezas, fotos coloridas de Tétis mostraram uma imensa faixa escura no seu centro que os cientistas ainda não conseguiram explicar.

Mais informações:
http://solarviews.com/portug/tethys.htm
http://www.astronoo.com/pt/luas-de-saturno.html

Redator: Sirius.

Faça um DesejoQuem nunca ouviu a afirmativa supersticiosa de que se você vir uma estrela cadente, deve se apressar a faz...
17/03/2017

Faça um Desejo

Quem nunca ouviu a afirmativa supersticiosa de que se você vir uma estrela cadente, deve se apressar a fazer um pedido? Pura crendice. Ou será que as pessoas tem feito seus pedidos ao objeto celeste errado? O aglomerado de estrelas NGC 3532 (ou C91), sobre o qual escrevo hoje, é um bom candidato à substituto das estrelas cadentes. O motivo? O nome pelo qual é conhecido: "Aglomerado do Poço dos Desejos". Foi descoberto em 1751 pelo astrônomo francês Nicolas Louis de Lacaille (o mesmo que propôs a separação da constelação Argo Navis nas três reconhecidas hoje pela UAI). Localiza-se na constelação de Carinae (ou Quilha),a cerca de 1321 anos-luz de distância. Possuindo um tamanho aparente de 0, 5° (o mesmo da Lua Cheia) e uma magnitude de 3, o Poço dos Desejos é facilmente visível a olho nu. Recebe esse nome pela pluralidade de tipos estelares, contendo desde estrelas azuis até vermelhas (ver imagem). Sua idade estimada é de 300 milhões de ano, considerada de "meia-idade". A beleza deste aglomerado,composto por uma centena de estrelas, é tão reconhecida que o mesmo foi escolhido para ser o primeiro objeto a ser fotografado pelo Telescópio Espacial Hubble, em 20 de maio de 1990 (ver imagem).

Imagens: NASA/ ESO/ Stellarium.
Redator: Rigel.

Quando uma galáxia, ainda em formação, estando em seu centro um Buraco Negro super massivo, os gases ao redor deste tend...
16/03/2017

Quando uma galáxia, ainda em formação, estando em seu centro um Buraco Negro super massivo, os gases ao redor deste tendem a ser atraídos cada vez mais pelo Buraco Negro.
No entanto, em um momento, o próprio Buraco Negro expele a matéria por ele já não mais suportada.
Dessa Forma, o que observamos são imensas quantidades de energia sendo expelida do Buraco Negro, assim, temos um QUASAR!
Este objeto, possui massa ao redor do Buraco Negro que já não está mais no seu limite e continua emitindo energia.
Esses feixes de engergia, chegam a ser 20x mais largos que o nosso sistema solar.
Expelindo gigantescas quantidades de gases da galáxia, ao seu redor, chegando a aproximadamente, 10 planetas Terra por minuto.
Assim, temos os objetos mais brilhantes do universo!

Bom, grande parte dos estudos das formações de elementos químicos por fusões nuclear em estrelas, assim como grande colaboração na importante teoria dos Quasares, hoje, homenagiamos a Astrofísica inglesa, Margaret Burbidge!

Abaixo, vemos a foto de um Quasar na galáxia M87, podemos observar bem os jatos de matéria expelida pelo Buraco Negro.

Redator: Regulus

FênixFênix é uma constelação do hemisfério celestial sul. Faz parte de um conjunto de 12 constelações modernas introduzi...
13/03/2017

Fênix

Fênix é uma constelação do hemisfério celestial sul. Faz parte de um conjunto de 12 constelações modernas introduzidas pelos navegadores holandeses Pieter Keyser e Frederick de Houtman, que cartografaram o céu do hemisfério sul entre 1595 e 1597. De acordo com as fronteiras modernas, suas constelações vizinhas são: Fornalha, Escultor, Grou, Tucano e Erídano. Sua estrela principal, Ankaa (α Phoenicis) possui magnitude aparente de 2.39.
A constelação representa a ave mítica Fênix, particularmente conhecida pela sua capacidade de renascer das cinzas. A Fênix remonta uma das suas versões mais ancestrais aos antigos egípcios, que adoravam uma ave mitológica chamada Benu que, segundo a lenda, surgia apenas a cada 500 anos, trazendo o corpo do pai falecido. Segundo Heródoto, a ave criava uma fogueira na qual perecia e a partir da qual surgia uma nova ave.
Por ser constituída de estrelas de brilho fraco, Fênix não é uma constelação muito óbvia. No entanto, pode ser localizada com relativa facilidade, usando como referência as estrelas mais óbvias desta área do céu, como Fomalhaut (Peixe Austral) e Achernar (Erídano).

Redator: Antares

Mês das MulheresComo no mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, nós do GAMS resolvemos fazer uma pequen...
13/03/2017

Mês das Mulheres

Como no mês de março é comemorado o Dia Internacional da Mulher, nós do GAMS resolvemos fazer uma pequena homenagem. Ao longo deste mês, relembraremos grandes personalidades femininas, que muitas vezes não tiveram o devido reconhecimento pelas contribuições na ciência e na Astronomia, área dominada até algumas décadas por homens.

Iniciaremos nossa série de publicações com aquela considerada a primeira mulher africana que se tem conhecimento na ciência: Aganike. Aganike viveu no Egito por volta de 1878 a.C. e era filha do faraó Sesostris. Entre as suas contribuições está o estudo do globo celeste e a categorização de grupos de estrelas em constelações. Estas eram utilizadas por ela para prever eventos futuros (lembrando que Astronomia e Astrologia eram indistinguíveis nesta época).

Imagem: Marcelo Zurita.
Redator: Rigel.

Address


Website

Alerts

Be the first to know and let us send you an email when Grupo de Astronomia Mário Schenberg - GAMS posts news and promotions. Your email address will not be used for any other purpose, and you can unsubscribe at any time.

  • Want your business to be the top-listed Engineering Company?

Share