Nascitá Do Nascer ao Crescer! Diretora técnica:
Natacha Dalcolmo
CRM-MS 6120
RQE 4509

01/07/2021
❗❗ AGORA É OFICIAL ❗❗O Ministério da Saúde divulgou ontem (26/4) uma nota técnica que orienta todas as unidades da Feder...
28/04/2021

❗❗ AGORA É OFICIAL ❗❗

O Ministério da Saúde divulgou ontem (26/4) uma nota técnica que orienta todas as unidades da Federação para a sequência da vacinação contra a Covid-19. 💉🤰🏼

Após finalizar o público entre 60 e 64 anos e as forças de segurança, novos públicos-alvo devem ser vacinados: pessoas com Síndrome de Down, doenças renais com necessidade de diálise e gestantes com comorbidades. 🙌🏻

🗓 Não há restrições quanto a idade gestacional, a vacina pode ser aplicada em qualquer fase da gestação!

⏱️ Caso tenha tomado a vacina da gripe, deve aguardar 15 dias para tomar a vacina contra o Covid-19;

💉 Qualquer uma das vacinas (Coronavac, Astrazeneca...) pode ser aplicada, também sem restrições.

🤰🏾Primeiramente serão vacinadas as gestantes e puérperas com comorbidades, e pode ser solicitado relatório médico comprovando o quadro! Em uma segunda fase vacinarão as enquadradas como baixo risco (não existe prazo).

É importante salientar que alguns locais estão avançando mais rapidamente na vacinação e já estão vacinando gestantes e puérperas há alguns dias! Aqui em Campo Grande mesmo, felizmente estamos bastante avançados na imunização deste público. Qualquer dúvida, insegurança ou sintoma/reação, consulte SEMPRE sua obstetra!!!

🤱🏼Não é necessário suspender o aleitamento após a vacina! Vocês poderão (e deverão!) amamentar normalmente os bebês.

⚠️ Não se esqueçam: é muito importante que vocês se imunizem, gestantes! O próprio quadro gravídico pode colocar vocês em uma vulnerabilidade maior aos sintomas da Covid-19.

E claro, permanecem as orientações: máscara 😷, álcool gel 🧴 e distanciamento social 🧍‍♀️↔️🧍‍♀️tanto quanto possível!

Fiquem bem! ❤️

Dúvidas? Deixem aqui nos comentários!! 👇🏻

"Eu conheci a Dra Fran por acaso. 🤰🏼 Engravidei sem muitos planos e nem tinha obstetra e nem ginecologista pra chamar de...
28/04/2021

"Eu conheci a Dra Fran por acaso. 🤰🏼 Engravidei sem muitos planos e nem tinha obstetra e nem ginecologista pra chamar de meu na época.

Passei por 3 médicas diferentes até me indicarem a Dra. Fran e eu me encantar com ela. Eu queria muito um parto normal e ela me apoiou demais nessa minha vontade. 🥰

Porém as coisas não aconteceram como eu desejei. Entrei em trabalho de parto, com 41 semanas, tive muitas contrações mas nada de dilatação. Passamos uma tarde inteira na maternidade, eu, meu marido, minha doula e a maravilhosa da Dra. Fran, até que decidi ir para cesária.
E ela continuou sendo maravilhosa, me deu todo apoio e trouxe ao mundo minha linda Júlia. 👧🏼

Após o nascimento da Júlia, nossas relações com a Nascitá se estreitaram ainda mais: a dra. Gabriela Marin tornou-se a pediatra dela, sempre nos atendendo de forma muito carinhosa e atenciosa. 👩🏼‍⚕️

Hoje minha filha já tem 3 anos e continuo meu acompanhamento coma Dra. Fran, como ginecologista, me atendendo na Clínica Nascitá e com a Dra. Gabriela, que apesar de não atender mais na clínica, permanece como pediatra da Júlia. ❤️

Ainda sobre a Nascitá: adoro a clínica! 🥰 É tudo muito lindo e organizado, acho incrível aquela estrutura para as crianças br**carem enquanto aguardamos atendimento... Além disso, dá pra ver todo cuidado delas através das medidas de prevenção que adotaram agora na pandemia! 😷🧴🧍🏻‍♀️↔️🧍‍♀️"

Relato por: Francielle Franco, mamãe da Júlia

Muitas mães têm dúvidas sobre alimentos que aumentam o leite materno! 🤱🏻Sempre nos deparamos com informações sobre os al...
28/04/2021

Muitas mães têm dúvidas sobre alimentos que aumentam o leite materno! 🤱🏻

Sempre nos deparamos com informações sobre os alimentos que AUMENTAM A PRODUÇÃO do leite materno. Porém, essa ideia é incorreta, pois não existe comprovação científ**a de que algum alimento estimule a produção do leite em seres humanos. 😬

O melhor jeito de garantir um aleitamento saudável para a mãe e o bebê é com uma alimentação equilibrada, que forneça energia à lactante, ingestão de bastantes líquidos e repouso! 😊

Pra ajudar vocês, mamães, vou deixar algumas dicas de alimentos que podem ajudá-las nessa missão da amamentação! 😉

🥑 Abacate: Por ter quase 80% de gordura, ele ajuda a manter a sensação de saciedade, além de fornecer ao corpo gorduras saudáveis para o coração. Também é uma boa fonte de vitaminas B, vitamina K, folato, potássio, vitamina C e vitamina E;

🥦 Vegetais com folhas verdes: contêm fitoestrógenos, que demonstraram ter um efeito positivo na produção de leite;

🥔 Nozes: ricas em minerais essenciais, como ferro, cálcio e zinco, bem como vitaminas K e B, também são uma fonte saudável de ácidos graxos essenciais e proteínas;

🍆🥒🫑🥕 Feijão e Legumes: boas fontes de proteínas, vitaminas, minerais e fitoestrógenos;

🥜 Sementes: ricas em proteínas e minerais essenciais, como ferro, zinco e cálcio, além de possuírem gorduras saudáveis;

🧡 Cúrcuma: as propriedades anti-inflamatórias da cúrcuma foram demonstradas em estudos clínicos como importantes para a saúde e o bem-estar das mães que amamentam para a prevenção e tratamento da mastite;

💧Água: se transforma no alimento do bebê sem grandes processos orgânicos. O ideal é consumir 4 litros por dia (aqui, está incluso todo líquido presente em sucos, chás, sopas...).

Se você tiver dúvidas sobre como adaptar sua dieta à amamentação, consulte sua nutricionista! A profissional da nutrição será capaz de montar um plano alimentar que atenda todas as suas necessidades nutricionais, para que a amamentação seja um momento de saúde e prazer, sem sustos! 🥰

Conte comigo para um atendimento individualizado e cheio de carinho aqui na Nascitá! ❤️

https://www.facebook.com/nutrialinebaldan

É bem comum eu receber pequenos pacientes, com idade entre 3 e 10 anos, com uma queixa comum: a criança br**ca, corre, p...
09/04/2021

É bem comum eu receber pequenos pacientes, com idade entre 3 e 10 anos, com uma queixa comum: a criança br**ca, corre, p**a e br**ca o dia inteiro e, então, surge uma dor inexplicável, em que a criança muitas vezes não consegue dar a localização exata. 😐

Essas são características da chamada “dor do crescimento”. É uma dor benigna, não acompanhada de manchas nas pernas, nem inchaços ou limitações de atividades, nas duas pernas (às vezes alternadas), que surge no fim do dia e a criança amanhece sem dor! 😅

Não existe uma explicação totalmente comprovada das causas dessa dor, mas algumas teorias apontam que a fadiga muscular e grande atividade de impacto podem provocar dor próxima às áreas de crescimento ósseo, sendo mais comum próximo ao joelho, na canela ou na coxa. 💪🏻🦵🏻

Normalmente não é necessário estabelecer um tratamento, mas é bastante importante uma consulta com o ortopedista, a fim de afastar quaisquer outras suspeitas, garantindo o crescimento saudável da criança! 👩🏻‍⚕️

Trouxe para vocês lá no carrossel a ilustração de uma pesquisa* super interessante feita sobre as dores do crescimento, respondendo perguntas bastante comuns dentre os pais. Confiram lá! 😉

Dúvidas❓ Podem deixar aqui nos comentários, será um prazer ajudá-los❗

Dra. Juliana Pupin
Ortopedista pediátrica
CRM-MS 10343



➡️ *Referência: J Pediatr Orthop • Volume 31, Number 5, July/August 2011

Você está tentando engravidar, mas não consegue?Isso pode estar relacionado ao seu estilo de vida, com sua alimentação, ...
15/02/2021

Você está tentando engravidar, mas não consegue?

Isso pode estar relacionado ao seu estilo de vida, com sua alimentação, com sedentarismo e vários outros fatores, mas isso pode mudar se você mudar a forma de se alimentar e cuidar do seu corpo.

Aqui vão algumas dicas de como você pode melhorar as chances de engravidar mudando seu estilo de vida.

1 – Alimentação: É importante ingerir alimentos ricos em zinco, selênio e ferro, como feijão, carne bovina, castanhas, oleaginosas, ovos, etc. Consuma mais alimentos ricos em vitaminas A, complexo B e C, como peixe, soja, aveia, cenoura, brócolis, laranja e limão. Evite alimentação gordurosa como embutidos, manteiga, frituras e alguns peixes de água doce que podem conter dioxina. Opte sempre por alimentos sem conservantes e sem agrotóxicos. Coma mais frutas, legumes, verduras e sementes, diversifique as cores do seu prato, coma mais colorido, mais salada em geral e tomo água, pelo menos 2 litros por dia, isso ajudará no seu metabolismo.

2 – Pare de fumar: Se você fuma, pare imediatamente, a fumaça do cigarro diminui a oferta de oxigênio nos tecidos, inclusive nos ovários, o que compromete a qualidade dos óvulos. O cigarro aumenta a incidência de ab**to espontâneo, o risco de deficiências no bebê, parto prematuro, prejuízos no desenvolvimento do bebê e outras complicações.

3 – Pare de beber: Assim como o cigarro, o álcool provoca distúrbios na ovulação, aumentando os índices de infertilidade na mulher. Também pode provocar ab**to espontâneo, síndrome alcoólica fetal, parto prematuro e bebês com pouco peso no nascimento.

4 – Pratique exercícios físicos: Se exercitar faz bem ao corpo e a mente, fazer exercícios diminui o estresse e mantém seu corpo no peso ideal. A obesidade é um dos grandes fatores de infertilidade nas mulheres. A prática de exercícios pode regular o peso e dar mais ânimo durante o dia, também diminui o estresse diário. A ansiedade e o estresse interferem na atividade sexual, mexendo com a fertilidade e provocando alterações hormonais.

Com essas quatro dicas principais, você já pode começar a sonhar em ser mamãe, a melhora signif**ativa na qualidade de vida já vai te dar outro ânimo.

Para a mamãe que prepara o coração para o segundo bebê 💕!!Você pode até duvidar de como é possível amar outra pessoa tão...
15/02/2021

Para a mamãe que prepara o coração para o segundo bebê 💕!!

Você pode até duvidar de como é possível amar outra pessoa tão intensamente quanto o seu primeiro filho. Mas espere! Isso acontece sem esforço e com mais perfeição do que você poderia imaginar! É BEM VERDADEIRA aquela frase que diz que “amor de mãe não se divide... multiplica-se”!

Talvez sua preocupação também seja seu primeiro presente, que pode sentir muito as diferenças de uma vida com um novo bebê. Realmente muitas coisas mudam, são novas experiências, adaptações e aprendizados, para toda a família! Algumas crianças passam por isso de forma mais tranquila, enquanto outras, tem um pouco mais de dificuldade.

É importante preparar o irmão mais velho desde o início, antes mesmo do nascimento, e para isso, o diálogo é muito importante, independente da idade da criança, é legal explicar quais serão as possíveis mudanças na rotina familiar depois que o bebê chegar.

Após o nascimento, há algumas atitudes que podem servir de apoio:

❣️ Convide o mais velho a participar de rotinas com o mais novo (trocas de fralda, a hora do banho, e até momentos de carinho entre os pais e o bebê). Se ele não quiser participar, não insista, isso vai acontecer naturalmente no momento em que ele estiver preparado;

❣️ Tire um tempo para dar atenção só para o mais velho, este momento vai ajudá‐lo a se sentir mais seguro e amado;

❣️ Deixe que ele ajude com rotinas da casa também, se assim quiser. Façam um bolo juntos, deixe‐o ajudar com a louça, ou tarefas simples como levar o lixo e carregar sacolas;

❣️ Se ele já freqüenta a escola, pergunte como foi seu dia, e ouça‐o de verdade, com o coração aberto para criar de fato, um diálogo;

❣️ Permita demonstrações de afeto com o irmão mais novo, através de carinho, beijos, br**cadeiras, canções, ou até pegando no colo (tudo com muito cuidado e segurança);

❣️ Escute e entenda mudanças de comportamento. Descubra quais as necessidades emocionais dele, e lembre‐se que qualquer pequena mudança dos pais pode fazer toda diferença!;

❣️ Por fim, tenha muita paciência, e especialmente, dê muito amor, carinho e atenção ao mais velho, afinal, ele precisa tanto quanto o pequeno (as vezes até mais)!

E lembre-se SEMPRE: você é a MELHOR MÃE que seus filhos podem ter! ❤️
Compartilhe com uma mamãe que está à espera do segundinho! 🥰

SOP, pra quem não conhece essa sigla, signif**a Síndrome dos Ovários Policísticos. Essa é uma doença que acomete no mund...
09/02/2021

SOP, pra quem não conhece essa sigla, signif**a Síndrome dos Ovários Policísticos. Essa é uma doença que acomete no mundo, entre 5% e 10% da pop**ação feminina em idade reprodutiva (entre 15 e 45 anos). Ela consiste em uma série de sintomas que devem ser observados para que seja feito um diagnóstico rápido e com precisão.

Apesar da síndrome se chamar de Síndrome dos Ovários Policísticos, os múltiplos cistos nos ovários são um sintoma e não a causa da doença. Abaixo podemos saber melhor como são os sintomas da SOP.

Os principais sintomas são:
- Aumento do volume do ovário;
- Ausência ou irregularidade da menstruação (amenorreia);
- Obesidade;
- Aparecimento de acne;
- Crescimento de pelos no rosto e outros locais do corpo;
- Queda de cabelo;
- Resistência à insulina;
- Problemas com a fertilidade;
- Transtornos emocionais, tais como ansiedade e depressão.

Para solucionar esse problema é necessário que um profissional médico seja consultado e também, uma mudança no estilo de vida, como a adoção de exercícios físicos e reeducação alimentar, são fundamentais para o sucesso do tratamento. A perda de peso em pacientes obesas, por exemplo, pode restaurar a ovulação e a regularidade menstrual, além de diminuir a resistência à insulina e a testosterona total. O uso de anticoncepcionais f**a reservado para casos específicos.

Tem alguma dúvida, quer falar sobre o assunto, procure uma profissional ginecologista habilitada para de auxiliar nesse processo de diagnóstico da doença.

Hoje comemoramos um dia especial. O dia desses profissionais incríveis!Queremos parabenizar a todos os Odontopediatras e...
30/01/2021

Hoje comemoramos um dia especial. O dia desses profissionais incríveis!

Queremos parabenizar a todos os Odontopediatras e, é claro, em particular, a nossa amada .bicharelli .Obrigado com o carinho e profissionalismo oferecido aos nossos pacientes e mamães!

Existem vulvas de todas as formas, elas são únicas, e todas têm sua própria beleza. É importante que isso seja salientad...
29/01/2021

Existem vulvas de todas as formas, elas são únicas, e todas têm sua própria beleza. É importante que isso seja salientado e normatizado pois a busca incessante por padrões estéticos também atinge essa região.

Porém, para algumas mulheres, alterações como volume aumentado dos pequenos lábios, assimetria dos mesmos pode causar um grande desconforto. Tanto na autoestima sexual quanto em dificuldade e dor na relação, além de incômodo ao usar roupas apertadas e praticar atividades físicas.

Como o espaço para conversar sobre isso é pouco, vim aqui dizer que se esse é seu caso ou de alguém que você conhece, a cirurgia íntima pode ajudar!

A ninfoplastia é uma cirurgia que tem por objetivo diminuir os pequenos lábios vaginais. O procedimento dura, em média, de 40 minutos à uma hora em meia. Por se tratar de uma cirurgia de pequeno porte, a paciente pode ir para casa no mesmo dia.

Não há perda de sensibilidade (pois não mexemos no clitóris) e a recuperação é relativamente rápida (pode ser um pouco incômoda, mas prescrevemos medicamentos que ajudam a passar pelo processo de cicatrização com maior tranquilidade).

Dúvidas? Deixe sua pergunta na caixinha dos Stories! Como sei que muitas mulheres tem vergonha, por se tratar de algo bastante íntimo, responderemos vocês sem marcá-las nas respostas! 🤭

Lembrem-se: autoestima é importante em todos os aspectos! ❤️

Dra. Mariana Lobato
Ginecologia e Obstetrícia
CRM-MS 7161 – RQE 5449

VOCÊ SABE O QUE É MELASMA?São manchinhas marrons que surgem na pele. Elas podem aparecer devido a distúrbios hormonais (...
29/01/2021

VOCÊ SABE O QUE É MELASMA?

São manchinhas marrons que surgem na pele. Elas podem aparecer devido a distúrbios hormonais (muitas gestantes e puérperas relatam o desenvolvimento de melasmas durante este período) e/ou exposição solar sem proteção adequada.

Além de prejudicar a aparência, é uma doença de pele que precisa de um cuidado adequado. osso afirmar que é uma das alterações de pele mais difíceis de tratar na dermatologia. Isso porque ainda não temos uma cura para ele, somente tratamento. Na prática conseguimos, na maioria dos casos, um clareamento da mancha, e até eventualmente o desaparecimento dela. Porém ela pode retornar, principalmente se houver exposição ao sol ou calor.

Por isso, o acompanhamento de perto e regular com sua dermato é essencial!

Entre as opções de tratamento, é possível usar, além dos protetores solares, os despigmentantes tópicos e medicamentos orais. Mas, muitas vezes, o clareamento que conseguimos não é tão satisfatório. Nesses casos podemos associar os procedimentos dermatológicos para obter um clareamento mais ef**az, como peelings químicos, radiofrequência microagulhada com drug delivery e tratamento a laser. Os resultados costumam aparecer após algumas sessões.

Mas é sempre importante lembrar: com disciplina e cuidado constante com sua pele, é possível manter o melasma bem controlado.

Você teve melasmas na sua gestação? Conseguiu tratá-lo ou ainda tem as manchinhas? Tem alguma dúvida? Conta pra mim aqui nos comentários!

Ah, a introdução alimentar... Uma das fases mais esperadas para a família é o momento do bebê começar a comer!⠀O bebê co...
27/01/2021

Ah, a introdução alimentar... Uma das fases mais esperadas para a família é o momento do bebê começar a comer!

O bebê com 3, 4, 5 meses e os familiares sempre com aquela vontade de dar “uma frutinha raspadinha”, “só um pedacinho pra ele(a) provar”...

Mas e quando chega o grande dia, o bebê já com todos os sinais de prontidão, mas nada de abrir a boca? Os pais tentam aviãozinho, ‘nhami-nhami’, pirueta e nada! 😩

Já bate o desespero, né? Mas calma!

O principal alimento do bebê até 1 ano é o leite materno. Quando o bebê come muito bem, ótimo! É possível reduzir as mamadas pra 2 a 4 vezes ao dia.
Mas e quando não come? Tudo bem, também! 😁

É só manter a oferta dos alimentos diariamente e, quando não houver aceitação, manter o leite (materno ou fórmula)! Com o tempo o bebê vai se habituando a comer. Podem levar 6, 7, 8, 9 meses e, às vezes, até mais!

A introdução alimentar é um momento da criança ter contato com os alimentos novos: texturas, cores, sabores... Criar uma rotina e variar os alimentos ajuda a criança a se habituar com o novo. Sentar com a família junto à mesa, comerem todos a mesma comida e respeitar texturas diferentes / preferências de método (BLW x participativa) ajuda ainda mais!

Vamos respeitar o tempo de cada criança!
Lembrando sempre com o acompanhamento do crescimento, peso e desenvolvimento pelo pediatra! 😊

Dra. Tayanne Akemi
Pediatra
CRM MS 8591 - RQE 6161

Endereço

Rua Fagundes Varela, Nº 9, Jardim São Bento
Campo Grande, MS
79002-074

Horário de Funcionamento

Segunda-feira 07:30 - 19:00
Terça-feira 07:30 - 19:00
Quarta-feira 07:30 - 19:00
Quinta-feira 07:30 - 19:00
Sexta-feira 07:30 - 19:00
Sábado 08:00 - 12:00

Telefone

+556730263520

Notificações

Seja o primeiro recebendo as novidades e nos deixe lhe enviar um e-mail quando Nascitá posta notícias e promoções. Seu endereço de e-mail não será usado com qualquer outro objetivo, e pode cancelar a inscrição em qualquer momento.

Compartilhar