01/06/2026
🟡 Atenção à conta de luz: bandeira tarifária amarela continua em junho
A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) confirmou a manutenção da bandeira tarifária amarela para o mês de junho.
Com isso, permanece o acréscimo de R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos na conta de energia elétrica.
A medida ocorre em razão do período seco registrado em diversas regiões do país, que reduz a geração pelas hidrelétricas e exige maior acionamento das usinas termelétricas, cuja produção tem custo mais elevado.
Após quatro meses consecutivos de bandeira verde, o sistema entrou em bandeira amarela em maio e segue assim em junho.
💡 O que isso significa para o consumidor?
Pequenas atitudes podem fazer diferença no valor da fatura:
✔ Apague luzes de ambientes vazios;
✔ Evite deixar aparelhos em stand-by;
✔ Aproveite a iluminação natural sempre que possível;
✔ Utilize equipamentos elétricos de forma consciente.
Criado para dar mais transparência ao setor elétrico, o sistema de bandeiras tarifárias permite que os consumidores acompanhem as condições de geração de energia e os impactos nos custos de produção.
⚡ Consumir com consciência é bom para o seu bolso e para todo o sistema elétrico.