10/08/2026
3 dicas para os carnívoros 🥩🔥
Cobri esse assunto no meu texto da Eureka! - siga e se registre grátis! Link na bio!!!
Atenção: A recomendação de limitar o consumo de carne vermelha a cerca de 500 g por semana vem do World Cancer Research Fund (WCRF) e do American Institute for Cancer Research (AICR), baseada principalmente na associação entre maior consumo de carne vermelha e maior risco de câncer colorretal.
Existem associações epidemiológicas consistentes e diversos mecanismos biologicamente plausíveis, incluindo a formação de aminas heterocíclicas e hidrocarbonetos aromáticos policíclicos durante o preparo em altas temperaturas, além do possível papel do ferro heme e dos compostos N-nitrosos.
Apesar disso, a maior parte da evidência disponível provém de estudos observacionais. Esses estudos mostram associações consistentes, mas são mais suscetíveis a fatores de confusão do que ensaios clínicos randomizados, que não são viáveis para responder essa questão em longo prazo.
Por isso, a ciência não trabalha com uma certeza absoluta de que qualquer quantidade de carne vermelha causará câncer em um indivíduo específico. O que existe é um conjunto de evidências que sugere aumento do risco populacional à medida que o consumo aumenta. Afirmar, como alguns propagam nas redes, que o excesso de consumo de carne vermelha não tem relação com incidência de câncer tampouco é correto. São muitas as correlações observadas (que merecem mais estudos). A falta de evidências não é evidência de falta.
Em outras palavras, a recomendação de moderação não se baseia em um único estudo ou em alarmismo, mas no peso acumulado das evidências disponíveis. Então se você gosta de carne, atente-se as dicas do vídeo.
Obs: este post não é uma apologia ao consumo de carne vermelha. Nele viso apresentar a ciência de como diminuir a formação de compostos tóxicos.