26/04/2026
👷🏻♂️ Já teve projetos estruturais onde o pilar superior tem 6 Ø 12,5mm e o térreo tem 4 Ø 10,0mm ?
Porque isso acontece?
Super normal e vai acontecer! Pilar foi feito para COMPRIMIR, mas o fato é que, “anota aí”: quanto maior o ND (ou seja, a carga de compressão dos pilares), maior será a capacidade dele em resistir os esforços de momentos fletores. Aí vem a explicação...
Nos pavimentos superiores os pilares não estão carregados, estão lá apenas para apoiar a cobertura ou apoiar as vigas, unir os pórticos, e as cargas lá em cima são muito pequenas.
Porém os mesmos ainda estão sofrendo por momentos fletores e por conta disso precisam de mais armaduras que os pilares inferiores.
Já os pilares inferiores, estão mais carregados, logo, suportam mais momentos fletores e não precisam da mesma área de aço para combater os momentos fletores.
Existem outras considerações também, de vinculações, esforço de vento e por aí vai... mas isso já é o básico para entender esse efeito.