04/05/2026
A ANEEL (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou que a bandeira tarifária será amarela no mês de maio. Com isso, todos os consumidores brasileiros passarão a pagar um custo adicional de R$ 1,88 a cada 100 kWh consumidos na conta de luz.
Trata-se da primeira cobrança extra do ano, já que, entre janeiro e abril, vigorou a bandeira verde. Segundo a Agência, a mudança está relacionada à redução das chuvas na transição para o período seco, o que diminui a geração hidrelétrica e aumenta a necessidade de acionamento de usinas termelétricas, que possuem custo mais elevado.
Se você já está cansado dos constantes aumentos na conta de luz, talvez seja hora de mudar essa realidade. Com a energia solar, você reduz a dependência dessas cobranças e traz mais previsibilidade para o seu bolso.