03/06/2026
A Fundação Gorceix comemorou 66 anos com uma solenidade em sua sede em Ouro Preto, no dia 29 de maio.
Nas imagens, a inauguração, durante o evento, de da escultura do patrono da instituição, Claude–Henri Gorceix na entrada da sede da Fundação.
Essa inauguração abres as comemorações dos 150 anos da Escola de Minas/UFOP.
A escultura mostra o rosto de Gorceix ainda jovem, quando chegou em Ouro Preto em 1875.
A obra é uma criação do artista André Waiga, com curadoria do professor Cláudio Batista Vieira e do autor da biografia de Gorceix, Uoster Zielinski.
O busto, com 50 cm de altura,32 cm de largura e pesando 1,5k, foi confeccionado em bronze fundido a frio (Cold-Cast bronze). Resina P.U. e pó de bronze (90% cobre e 10% estanho), fixada em uma base de Mármore travertino romano.
Pequenas réplicas da obra foram entregues aos Conselheiros da Fundação por contribuírem de forma voluntária para que a instituição cumpra sua missão de apoio aos alunos, à Escola de Minas e ao avanço no país da ciência e da tecnologia no campo das engenharias.
Foi ainda inaugurado após revitalização o Centro de Memória Salathiel Torres.
Este é um importante espaço para a preservação da história da Fundação.
Nele estão os retratos feitos em bico de prata de todos os presidentes por Uoster Zielinsk, além de expostos objetos e documentos relativos aos 66 anos da trajetória da instituição.
Nas imagens a inauguração do busto de Gorceix pelo presidente executivo da Fundação, prof. Cristovam Paes de Oliveira e o diretor da Escola de Minas, José Alberto Naves Cocota Júnior.
A inauguração do Centro de Memória e a entrega dos "MiniGorceixs" aos Conselheiros da FG.
Participaram das comemorações os Conselheiros, o prefeito Ângelo Oswaldo, a vice-reitora da UFOP, Roberta Fróes, representantes de empresas parceiras e funcionários.