07/05/2023
Olá pessoal, tudo bem? Eu sou o Alex Reis da TEKIO CLIMATRÔNICO e hoje nós vamos falar de uma reclamação muito comum, que é vazamento de água no ar-condicionado, a maior reclamação que temos em ar-condicionado é o famoso vazamento de água interna e existe vários problemas que pode ocasionar esse tipo de vazamento, tá? Eu vou falar três deles aqui.
Primeiro, filtro sujo, tá? Ou a telinha suja.
Se você deixar a telinha suja, se o cliente não fazer a limpeza, claro, ele vai ficar obstruindo a passagem do ar e com isso diminui a vazão. Então, tem que ser feita a limpeza do filtro.
Segundo, o dreno entupido.
Com o dreno entupido vai deixar de sair a água. Esse dreno entope por causa da sujeira. Certo? Então tem que estar limpando esse dreno ou até mesmo ele pode estar torcido e aí é só coloca o dreno na posição certa pra que ele saia essa sujeira.
E o terceiro é o congelamento da serpentina, que também é muito comum.
Esse tipo de erro, de congelamento, nós temos diversas coisas pra falar a respeito desse congelamento sobre isso. Primeira coisa que ocorre o congelamento na serpentina. Eh a serpentina ela está toda obstruída, toda suja. Então com isso não tem também a circulação do ar e ela começa a congelar a congelar a água que ela está produzindo e deixa de sair, de esgotar essa água. Pode ocasionar também devido ao filtro sujo que nós já falamos, tá? Então, ela começa obstruir de gelo e o cliente reclama que tá caindo água. Outro detalhe também é a turbina suja. Muitas vezes os técnicos vão visitar os clientes com essa reclamação, chega lá olha e vê a turbina tá um pouquinho suja e ele resolve chamar o sargento Pincel pra que passe lá o pincelzinho pra ver se resolve mas isso aí não adianta pessoal o certo é tirar a turbina e lavar, imagina que aconteça você vai lá passa um pincelzinho um pouco da sujeira, acha que tirou, aí você liga o aparelho, sai aquela sujeira toda em cima da cama do cliente, tá? E ele vai reclamar. E mesmo assim, tá? Você limpou, conseguiu tirar a sujeira, cê vai embora, todo feliz, melhorou o rendimento do aparelho cê chega na tua oficina, o cliente liga reclamando novamente que tem um barulhinho que tá a turbina pegando. Cê volta lá novamente, aí você vai ter que retirar a turbina. Então, não adianta passar pincel, não tem meio termo. Tira a turbina, lava ela de novo.
Outra questão muito importante tá sobre a questão da rotação do motor do ventilador. Muitos técnicos esquece de de observar ou até mesmo não consegue observar que é a turbina tá girando devagar. O motor do ventilador tá girando devagar esse tipo de erro é causado pelo capacitor da placa ou capacitor que tem fora da placa, que tá com baixa capacitância. Pra medir isso aí é muito simples, cê vai pegar um capacímetro, tá? Colocar no capacitor e faz a medição, você vai tirar ele da placa, fazer a medição também. Ele vai ter de 0.9uf, 1.2uf, de acordo com cada modelo. Se ele tiver um pouco abaixo, pegar um exemplo do 1.5uf, ele tiver dando 1.3uf, pode substituir esse capacitor, que o problema tá nele.
Outro erro comum é quando começa a congelar, o técnico vai lá atrás fazer a medição do gás e o o gás apresenta com baixa pressão e acha que tem um vazamento de gás e não é um vazamento de gás, tá? É tudo isso aí é devido a sujeira que tem no equipamento, a sujeira que tá na evaporadora. Então é limpeza e filtro, limpeza de turbina, tá? Conferir a rotação do motor do ventilador Já que nós estamos falando em gás, também vou comentar com vocês sobre a questão da medição do gás lá na condensadora e quando ele está com alta pressão. Não adianta tirar gás que muitas vezes você pensa que está com alta pressão deveria estar com excesso de gás ou um outro técnico mexeu e colocou muito gás.
A maioria das vezes é sujeira também na condensadora. Então desm***a ela, lava, passa água, deixa ela limpinha, tá? Deixa tudo certinho que ela vai melhorar bastante.
Outro detalhe é o motor ventilador da condensadora que tem que medir o capacitor e se tiver tudo bem m***a novamente. Se não tiver troca o capacitor.
Espero que tenham gostado, Tá?
E se gostou seguir o nosso Facebook e Instagram.
Estamos esperando você pra melhor atender, tá bom? Um abraço e que Deus te abençoe.