COMO NASCEU A EMPRESA
Por Amauri De Toledo
Em 2001, então com 40 anos de idade, nasceria minha filha mais nova Victoria, eu perderia meu pai Cicero e ainda me desligaria do McDonalds do Brasil (empresa em que trabalhei por 10 anos como gerente de projetos e desenvolvimento) apos ter concluido um arrojado plano de expansão. Em meio as alegrias e tristezas e enquanto buscava novos rumos profissiona
is fui indicado por uma amiga de São Paulo a atender um pedido da multinacional japonesa Mitsui Brasileira que queria fazer uma nova recepção em seu escritório situado a Praia da Flamengo – Rio de Janeiro. Ouvia ingenuamente este nome pela primeira vez e aprendi que se tratava de uma das mais antigas empresas do mundo com cerca de 400 anos de existência, detentora de varias marcas importantes com parcerias nacionais e internacionais de grande peso. La encontrei um escritório bastante antiquado e carente de organização e reforma onde fui solicitado a apresentar uma proposta comercial para desenvolver um estudo de lay out para a recepcao ja pré definido por eles. Desenvolvi alem do pedido feito, uma nova proposta de lay out tanto para a recepcao bem como para o escritório inteiro, alem de oferecer o serviço de gerenciamento de todo o processo de implantação. No dia da apresentação, entre vários japoneses e slides de power point apresentei o lay out sugerido e dei sequencia a minha proposta. Em meio a um cenário em que o idioma falado oscilava entre o inglês, japonês e português disparei os seguintes questionamentos e comentários, sempre embasado na necessidade de se modernizar o escritório.:
- Com esta recepção bonita não teremos problemas se nosso visitante for convidado a uma sala de reuniões? E se ele for ao banheiro? E ao transitar pelos corredores? E se for uma visita mais importante mais adequada para a sala da Presidencia? Poderemos acomodar melhor e muitas mais pessoas considerando o caro metro quadrado no edifício..... Enfim, o escritório atual não esta condizente com a importância da empresa. Durante meus comentários um dos japoneses me pediu licença e interrompeu a reunião. Depois de falarem em japonês ele saiu da sala enquanto os demais continuavam falando em japonês... Situação um tanto constrangedora e apreensiva. Após alguns minutos ele retornou a sala com o Vice-Presidente da empresa para o Brasil e perguntou se eu poderia apresentar meu trabalho novamente? Repeti tudo que havia falado, desta vez com mais confiança e entusiasmo ante a aparente olhares de aprovação. Ao termino o Vice-Presidente repetiu a solicitação de que eu fizesse novamente a apresentação na próxima semana em virtude da visita do Presidente da empresa no Brasil. Certamente que atendi prontamente. Chegado o dia, cercado de japoneses por todos os lados iniciei minha apresentação agora sob olhares nitidamente tensos e curiosos pela opinião da presença ilustre. Era minha terceira apresentação. Por um lado estava mais seguro e por outro a tensão no ar contaminava enquanto falavam novamente, em japonês. Como eu queria saber falar este idioma naquele momento. Após a minha fala, novamente uma discussão em japonês e depois um silencio total quando todos aguardavam o pronunciamento do Senhor Presidente. Pareceu uma eternidade ate que ele quebrou o silencio?
- Quanto tempo tem a sua empresa? Pensei comigo, empresa? Que empresa? Eu não tinha nada. Escritorio, equipe, CNPJ, computadores,....nada. Entao respondi?
- A minha empresa e bastante nova mas o profissional Amauri tem muita experiência.....blah blah blah. Apesar de eu ter acompanhado a execução de um escritório do McDonalds não tinha a menor noção de como se fazia. Não conhecia fornecedores, materiais, profissionais, técnicas, praticas.....Tinha somente a certeza da minha capacidade de gestão. Daí ele novamente me questionou:
- Qual a garantia de que seu serviço será bom? Respondi:
- O senhor não me paga nada se não gostar.
- Podemos considerar uma clausula de multa caso o senhor não cumpra? Disse ele.
- Certamente. Podemos também inserir uma clausula de premio caso eu entregue a contento e antecipadamente? Rebati
Enquanto todos me olhavam como se eu fosse um louco abusado pela minha ousadia o Senhor Presidente se levantou e determinou friamente:
- Gostei muito. Contratem o trabalho. Parabéns
A partir daí iniciamos um processo de contratação. Eles queriam me pagar e eu dizia que não havia pressa para isto e que independente deste fator já estávamos trabalhando e que garantia o cumprimento dos prazos acordados. Dizia isto enquanto corria a busca de um contador que abrisse uma empresa em prazo recorde, alugar um escritório, contratar gente, telefone, equipamentos, cartões de visita.....e ainda paralelamente.... desenvolver o trabalho. Após um trabalho intenso de pesquisas e networking e uma conclusão plenamente satisfatória dos projetos e das obras chegou o dia da inauguração. E la estava o Senhor Presidente que se aproximou e me disse:
- Meus parabéns. Gostei muito. Preciso que você faca o meu escritório em São Paulo, na Avenida Paulista com uma única restrição: Que fique ainda melhor e mais bonito que este. Assim nascia a Amauri De Toledo Arquitetura e Gerenciamento Ltda. A partir dai executamos diversos escritórios para esta empresa no eixo Rio-São Paulo que abriram novas oportunidades para inúmeros outros projetos.