10/05/2024
Maio é a época do ano escolhida para a realização de duas importantes campanhas. As cores escolhidas foram o vermelho (para destacar o câncer bucal) e o amarelo (para destacar a segurança no trânsito).
Maio vermelho: Esta condição, também conhecida como câncer labial e oral, pode afetar áreas como lábios e gengivas, bochechas, língua, freio lingual inferior (parte abaixo da língua) e céu da boca. Além disso, o câncer bucal ocorre mais frequentemente em homens do que em mulheres, com taxas mais elevadas em homens com mais de 40 anos de idade.
As principais causas do câncer bucal são:
- Tabagismo;
- Consumo excessivo de álcool;
- Higiene bucal precária;
- Exposição excessiva e sem proteção dos lábios aos raios ultravioletas;
- Exposição a certos materiais como o amianto, óleo de corte, poeira de madeira e de couro, solventes orgânicos e agrotóxicos;
- Peso acima do ideal e alimentação inadequada, sem quantidades adequadas de vitaminas e minerais, em especial a vitamina C;
- Infecção pelo vírus do papiloma humano (HPV).
Os principais sintomas de câncer de boca são:
- Feridas que não cicatrizam nos lábios e/ou na boca e que podem apresentar sangramento ou crescimento;
- Nódulos na região do pescoço;
- Sinais esbranquiçados ou avermelhados nas regiões da boca, como gengiva, língua, bochechas e céu da boca;
- Disfonia (rouquidão).
- Em casos mais graves, os pacientes podem ter problemas para mastigar e engolir alimentos, bem como problemas para falar, mover a língua e sensação de nó na garganta.
Maio Amarelo: Este é um momento crucial que nos convida à reflexão. A segurança viária é responsabilidade coletiva: condutores e pedestres devem permanecer sempre atentos para tornar o trânsito mais humano e menos perigoso.
A seguir, confira algumas sugestões para promover a segurança ao volante:
- Aplique a direção defensiva esteja sempre preparado e atento para evitar riscos de acidente;
- Tenha paciência no trânsito e evite buzinar por qualquer motivo. A buzina é um item obrigatório, mas deve ser utilizada somente para chamar a atenção de quem está ao seu redor;
- Dirigir de maneira prudente permite que o motorista tenha mais destreza e confiança para tomar medidas rápidas diante de possíveis obstáculos no percurso;
- Utilizar o telefone celular enquanto dirige, mesmo que por breves instantes, apresenta um grande risco, sendo comparável a dirigir sob efeito de álcool. Portanto, é fundamental manter o aparelho guardado. Se houver urgência, é recomendado estacionar o veículo e desligá-lo antes de mexer no celular;
- Manter a distância de outros veículos é essencial para minimizar as consequências de uma distração e prevenir acidentes;
- Use cinto de segurança;
- Respeitar a sinalização é uma das principais regras para uma boa convivência no trânsito.
Para mais informações acesse: Maio Vermelho: Mês de Conscientização sobre o Câncer de Boca (minutosaudavel.com.br), Confira dez dicas de boas práticas no trânsito — Ministério dos Transportes (www.gov.br) e Maio Amarelo 2024: campanha alerta para segurança no trânsito (vrum.com.br)