19/04/2021
Localizada em São Gonçalo do Gurguéia, no Sul do Piauí, São Gonçalo é atualmente a maior planta solar no Brasil e também na América do Sul. A primeira etapa da usina, com capacidade de 475 MWp, entrou em operação em janeiro de 2020.
Na primeira fase, o investimento foi de R$1,4 bilhão e para a expansão de 133 KWp, o valor foi de R$ 422 milhões. A capacidade total do complexo solar é de geração de 608 MWp, produzindo 1.500 GWh (Gigawats-hora) por ano.
Os painéis solares fotovoltaicos usados em São Gonçalo são bifaciais. Ou seja, eles captam a radiação do Sol dos dois lados do painel, aumentando a eficiência e, consequentemente, a geração de energia.
Produzindo um grande volume de energia a partir de fonte renovável, São Gonçalo contribui para a preservação ambiental evitando a emissão de 860 mil toneladas de CO2 na atmosfera a cada ano.
A Enel Green Power adquiriu o direito de concessão por 20 anos em leilão do governo, através da Aneel. Parte da energia produzida é injetada no Sistema Interligado Nacional (SIN) e parte é negociada no mercado livre.