12/05/2026
Evento: Lançamento do Grupo de trabalho de Inovação para o Setor Mineral (GT Autonomia Tecnológica e Soberania Nacional)
Data: 13/05
Horário: 10h às 12h
Local: Auditório Térreo do MCTI, Esplanada dos Ministérios, Bloco E.
Abertura (10h – 10h40)
Composição da Mesa de Abertura:
• Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Daniel Almeida Filho
• Diretora do Centro de Tecnologia Mineral, Silvia França
• Presidente da Finep, Luiz Antonio Elias
• Presidente do CNPq, Olival Freire Junior
• Diretor-Presidente da EMBRAPII, Alvaro Prata
• Diretor-Presidente do CGEE, Anderson Gomes
• Ministra de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos
Foto Institucional
Lançamento e Proposições (10h40 – 11h10)
• 10h40 – 10h55 - Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, Diretor Presidente Anderson Gomes
o Lançamento da Publicação: “Usos e Aplicações de Terras Raras no Brasil”
• 10h55 – 11h10 - Centro de Tecnologia Mineral – CETEM, Diretora Silvia França
o “A importância dos investimentos em PD&I no setor mineral para autonomia tecnológica e soberania nacional”
• 11h10 – 11h20 - Departamento de Programas de Inovação - DEPIN/SETEC/MCTI, Diretor Osório Coelho
o “Inovação Mineral para a Autonomia Tecnológica e a Soberania Nacional”
Encerramento (11h10 – 11h20)
• Secretário de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação, Daniel Almeida Filho - Encerramento e agradecimentos
Foto institucional (opcional) (11h20 - 11h30)
Brunch (12h)
Mais informações sobre o evento:
• Trata-se de evento de lançamento do Grupo de Trabalho Interministerial de Inovação para o Setor Mineral (GT Autonomia Tecnológica e Soberania Nacional), cuja Portaria MCTI está prevista para ser publicada na mesma data do referido evento (13/05).