27/10/2019
A pergunta feita pela ANEEL para defender a taxa é: "Vale a pena transferir os custos para os demais consumidores para manter a geração remota atrativa?"
Em primeiro lugar, quais custos, se a geração distribuída injeta energia desonerando a rede?
Segundo lugar: É justo repassar o custo da geração térmica para equilibrar o fornecimento de energia? Responder que são coisas distintas é muito vago, porque a energia fotovoltaica apoia este equilíbrio principalmente em períodos de estiagem.
Outro ponto a ser considerado, qual a providência da ANEEL com relação aos gatos na rede elétrica? Estes sim trazem um prejuízo a ser considerado.
Quando há queda no faturamento na geração, transmissão e distribuição os custos sempre são repassados para o consumidor.
Peço que acessem o link abaixo e dediquem uns poucos minutos à leitura e com toda certeza nos dá o embasamento necessário para contestarmos veementemente esta atrocidade ou equivoco como prefiro entender...
http://www.aneel.gov.br/metodologia-distribuicao/-/asset_publisher/e2INtBH4EC4e/content/perdas/654800?inheritRedirect=false