22/03/2026
Durante muito tempo, viver e ser artesão era visto como "arte menor, sem valor, fútil. Não me identicava como artesão, sempre preferindo a identificação com outra profissão.
Entretanto o tempo se encarrega, ele é o senhor das soluções. Mesmo vindo de famílias de mestres, sapateiros, de couro, marceneiros, escultores. Mas percebi ali a importância da minha artesania, das minhas referências, das heranças, percebia ali minhas raízes. Essa atividade, esse"labor " sempre comida na minha mesa, era meu orgulho.
Não existe diferença real entre artesão e artistas, o que existem são contextos culturais, sociais e econômicos.
Ainda lutamos, mas já conseguimos um grande avanço !