15/09/2015
A Mineração Pedra Participa e apoia o Projeto de Recuperação do Rio Itaperapuã. Ao longo de dois anos foram realizadas várias ações que visam conscientizar a população local quanto a conservação das águas.
No dia 13 de setembro no evento que contou com várias ações na comunidade de Penha de França, a Mineração Pedra Menina Ltda. participou do evento com uma oficina de fossa séptica, onde foram esclarecidas dúvidas da população quanto a seu funcionamento, custo beneficio entre outros aspectos. A empresa está apoiando a construção de uma fossa séptica modelo, no asilo da comunidade, sendo que já foram construidas outras duas fossas modelo: Uma na comunidade de Várzea de Santo Antônio e outra na horta comunitária de Itamarandiba.
"O projeto é entregue a uma liderança local e após a construção da fossa modelo a própria população ver as vantagens do sistema de tratamento de esgoto e passa o projeto a diante". Estima-se que já foram construídas 15 fossas sépticas após a implantação do projeto. Segundo Natália Vieira Dantas Tec. Ambiental da empresa.
Ambientalistas discutem situação da Bacia Hidrográfica do Rio Itapirapuã
Penha de França, distrito itamarandibano situado às encostas da Serra do Ambrósio que é parte integrante da cadeia da Serra do Espinhaço em Minas Gerais, foi palco, no último dia 13 de setembro, da 1ª Ação Conjunta de Resgate da Bacia Hidrográfica do Rio Itapirapuã.
Com o objetivo de despertar o interesse na conservação e necessidade de melhorar a qualidade das águas que nascem ou circulam na região, o encontro contou com a presença da população penhense, moradores de comunidades adjacentes, ambientalistas, especialistas em recursos hídricos e de representantes de órgãos como IEF, EMATER/MG, IMA, SISEMA, CODEMA, Prefeitura de Itamarandiba, Mineração Pedra Menina, Instituto Biotrópicos e UFVJM.
Com o auxilio de slides, bunners e fotografias, feitas via satélite, palestrantes como a analista ambiental, Eliana Machado, coordenador regional de áreas protegidas, Gabriel Carvalho de Ávila, engenheiro agrônomo da Emater/MG, João Batista Couto, enfermeira do PSF de Penha de França, Evely Zille e o técnico agrícola, Edair Gonçalves, ratificaram a necessidade de haver, por parte da sociedade e órgãos públicos, a conscientização da importância na preservação, despoluição e recuperação dos rios, ribeirões e córregos que formam a Bacia Hidrográfica do Rio Itapirapuã.
O coordenador regional de áreas protegidas, Gabriel Ávila, por exemplo, alertou para as possíveis consequências que a ação desenfreada do homem pode causar à humanidade. Contudo, ele diz acreditar haver tempo para se fazer algo em prol dos recursos hídricos, em especial dos mananciais existentes na bacia hidrográfica em questão. Para Ávila, dentre os possíveis caminhos para a solução do problema está o diálogo e completou “é preciso que haja troca de experiências entre todos. Nunca podemos esquecer que, ao longo do percurso, os rios abastecem inúmeras comunidades que necessitam de uma água apropriada para o uso.”.
No decorrer do dia, outras ações foram desenvolvidas no evento; dentre elas: montagem de stands com registros fotográficos do Parque Estadual da Serra Negra e da Estação Ecológica Mata dos Ausentes, bate papo comunitário acerca de temas relacionados à sustentabilidade e preservação do meio ambiente, atividades de educação na Escola Estadual Professor Campos e distribuição de mudas de árvores nativas e frutíferas. Todas as ações tiveram por objetivo abordar e despertar o interesse da comunidade em resgatar a qualidade da água do Rio Itapirapuã.
Ernane Frois
Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba