16/01/2026
Você Sabia!!
Verif**ar se a evaporadora está pressurizada antes de iniciar a instalação é um passo fundamental para garantir que o equipamento saiu de fábrica em perfeitas condições.
As fabricantes costumam enviar a unidade interna (evaporadora) com uma pequena carga de nitrogênio sob pressão. Ao remover os tampões das tubulações, você deve ouvir um som de escape de gás (o famoso "shhh").
Aqui estão os principais motivos para essa verif**ação:
1. Garantia de Estanqueidade (Ausência de Vazamentos)
O nitrogênio dentro da evaporadora serve como um selo de qualidade. Se, ao abrir a tubulação, não houver pressão, isso indica que a serpentina pode ter um microvazamento de fábrica ou ter sido danif**ada durante o transporte. Instalar uma unidade sem pressão signif**a que você terá que refazer todo o trabalho e lidar com a perda de gás refrigerante no futuro.
2. Proteção Contra Umidade e Oxidação
O nitrogênio é um gás inerte e seco. Ele preenche o interior dos tubos para evitar que o ar ambiente (que contém umidade e oxigênio) entre na serpentina.
Umidade: Pode causar congelamento na válvula de expansão e acidez no óleo do compressor.
Oxidação: O oxigênio pode causar a formação de "fuligem" interna nos tubos de cobre, o que obstrui filtros e danif**a o sistema.
3. Evidência para Troca ou Garantia
Se você detectar que a evaporadora está sem pressão antes de instalá-la, é muito mais fácil solicitar a troca junto ao fornecedor. Uma vez que você faz as flanges, soldas ou conecta a tubulação, f**a difícil provar que o defeito era de fábrica e não causado por um erro na sua instalação.
O que fazer se não houver pressão?
Se você abrir a evaporadora e não sair gás nenhum:
Não prossiga com a instalação.
Faça um teste rápido de estanqueidade pressurizando a serpentina com nitrogênio e usando água com sabão nas curvas da serpentina.
Caso confirme o vazamento, acione a garantia imediatamente.