16/05/2025
Fazer a manutenção do ar-condicionado durante a época do frio é tão importante quanto no verão. Aqui estão os principais motivos:
1. Prevenção de Problemas: Com o uso reduzido no inverno, pequenos defeitos podem passar despercebidos. A manutenção preventiva evita que esses problemas se agravem e causem falhas quando o aparelho for mais exigido, como no verão.
2. Maior Durabilidade: A limpeza de filtros, serpentinas e componentes internos evita o acúmulo de sujeira e fungos, preservando o funcionamento do sistema e aumentando sua vida útil.
3. Eficiência Energética: Um aparelho bem cuidado consome menos energia. Filtros sujos e peças desgastadas obrigam o sistema a trabalhar mais, elevando o consumo elétrico.
4. Qualidade do Ar: Mesmo no inverno, muitos modelos são usados no modo aquecimento. A manutenção garante que o ar liberado esteja livre de poeira, ácaros e bactérias, evitando alergias e problemas respiratórios.
5. Disponibilidade de Técnicos: Na baixa temporada (inverno), é mais fácil agendar serviços com técnicos especializados, com menos espera e, muitas vezes, com preços mais acessíveis.
Fazer a manutenção do ar-condicionado no frio é uma forma inteligente de se antecipar aos problemas e garantir conforto o ano todo.