11/06/2026
🌍 UMA CÁPSULA DO TEMPO ATÉ 2050!
No passado dia 5 de junho, a Escola Superior Agrária de Castelo Branco - ESACB - Institucional recebeu o evento final do concurso escolar “Mensagens do Futuro”, dinamizado pelo CATAA no âmbito do projeto europeu NeuroClima.
Foi um dia cheio, vivo e muito especial. Os alunos saíram das salas de aula e passaram a manhã em contacto direto com o ambiente, o mundo rural, os animais, as plantas, a floresta e muitos desafios ligados à sustentabilidade.
Houve pesca de embalagens para colocar no ecoponto certo, alimentos sazonais para ordenar pelos meses do ano, jogos sobre a água escondida nos alimentos e na roupa, desafios sobre proteção contra incêndios, compostagem, biodiversidade, consumo consciente, plantas aromáticas, alimentação sustentável e o jogo do Neuroclima.
Os alunos do 8.º ano participaram num peddy paper na zona florestal da Escola Agrária, com 15 desafios. Esta zona tinha ainda um significado muito especial: parte da Quinta da Senhora de Mércoles foi, em tempos, uma lixeira, tendo sido posteriormente recuperada. Para nós, esta história traz uma mensagem muito forte de esperança. Mesmo espaços marcados pela degradação ambiental podem ter uma segunda vida. Agradecemos à Escola Agrária e ao Eng. Carlos Grácio pela visita guiada e pela partilha desta memória, e ao Prof. Dr. Luís Pinto de Andrade, por nos ter dado a conhecer este facto pela primeira vez, que nos fez olhar para este espaço como o local certo para fechar este percurso.
Os mais novos circularam pelo picadeiro e por outros espaços da quinta, contactando com animais e experiências ligadas ao mundo rural. Tiveram também oportunidade de conhecer plantas em hidroponia, numa atividade organizada pela Escola Agrária e pela qual muito agradecemos à Inês Pitacas. Num tempo em que muitas crianças vivem cada vez mais afastadas da terra, dos animais, dos ciclos naturais e da origem dos alimentos, este contacto foi uma parte essencial do dia.
Tivemos o privilégio de contar com parceiros que tornaram esta manhã ainda mais rica. A equipa do InovCluster apoiou a dinamização de várias atividades e trouxe também o jogo desenvolvido no âmbito do projeto europeu FUSILLI, para além de todo o registo fotográfico.
A equipa do Museu dos Têxteis (MUTEX), dinamizou uma atividade prática sobre o ciclo da lã, ligando as ovelhas da quinta ao percurso da lã, aos recursos naturais, ao património têxtil e as escolhas de consumo mais conscientes.
Os alunos puderam ainda visitar o CERAS, Centro de Estudos e Recuperação de Animais Selvagens, e participar no batismo de cavalo (agradecemos à Inês Pegado e restante equipa do CERAS e ao JAfonso Baptista do Centro Equestre Castelo Branco) .
O nosso agradecimento muito especial à Escola Superior Agrária de Castelo Branco, por nos ter acolhido tão bem, e ao seu Diretor, Prof. Doutor Paulo Fernandez, por ter aceite este desafio. Um enorme obrigado à equipa coordenada pela Eng.ª Sandra Duarte, essencial para que tudo acontecesse, e à Prof.ª Doutora Fernanda Delgado de Sousa, pela cedência das plantas aromáticas usadas numa atividade sensorial com os alunos do 8.º ano.
Agradecemos também à Sra. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco, Eng.ª Sónia Mexia, pelas palavras dirigidas à audiência no encerramento do evento, que ajudaram a inspirar esta comunidade escolar em torno de uma causa que é de todos: cuidar do ambiente, valorizar o território e preparar melhor as novas gerações.
Ao Município de Castelo Branco (e, em particular à Sra Vereadora Christelle Domingos), agradecemos o apoio logístico fundamental e também o facto de ter trazido, de forma tão gentil, o simpático Mestre de Compostagem, que ajudou os alunos a compreender melhor a importância da compostagem e da valorização dos resíduos orgânicos.
Um agradecimento muito especial ao Centro Ciência Viva da Floresta, em Proença-a-Nova, que ofereceu 90 vouchers de entrada familiar para os alunos das turmas vencedoras, e ao Auchan, pela oferta dos sacos de pano entregues às turmas cujos trabalhos tiveram mais partilhas nas redes sociais.
E foi assim que este dia terminou: com o enterro da Cápsula do Tempo Neuroclima 2050, onde ficaram guardadas mensagens dos alunos e alguns dos trabalhos desenvolvidos ao longo dos últimos três meses. Junto ao local da cápsula, foi também plantada uma oliveira galega, como sinal de esperança, resiliência e compromisso com o futuro. A cápsula será aberta no Dia Mundial do Ambiente de 2050.
Mas para perceber este momento, é preciso voltar ao início.
O concurso “Mensagens do Futuro” começou há três meses, quando cerca de 350 alunos do Agrupamento Afonso de Paiva e do Agrupamento de Escolas Nuno Álvares - Castelo Branco, incluindo a EB Afonso de Paiva, EB da Mina, EB Cidade de Castelo Branco e Escola Faria de Vasconcelos, receberam mensagens "vindas do futuro". A partir daí, foram desafiados a pensar o presente e a responder com criatividade, sentido crítico e esperança.
Em cada desafio, o ponto de partida foi a visualização de filmes curtos, incluindo a curta-metragem “O Incêndio”, de Joana Cabete, gentilmente cedida pelo CineEco Seia. Os desafios contaram com o júri:
📸 Fotografia ("Uma Só Saúde"): jurado Pedro Martins.
🎥 Vídeo ("Desperdício Alimentar e Compostagem"): jurado Miguel Ferreira (Centre for Functional Ecology - Science for People & the Planet)
✍️ Escrita Criativa ("Entre Seca e Fogo"): jurada Joana M Lopes.
Aos três jurados, o nosso muito obrigado pela disponibilidade, pelo cuidado com que olharam para os trabalhos dos alunos e pelas mensagens que lhes deixaram. Vale mesmo a pena rever, no Facebook do CATAA, os trabalhos publicados nas últimas semanas. Há fotografias, vídeos e textos cheios de criatividade, preocupação, humor, sensibilidade e esperança.
O NeuroClima é um projeto Horizonte Europa, com 15 parceiros europeus, que procura reforçar a literacia e a tomada de decisão informada sobre clima e sustentabilidade, através de ferramentas digitais, ferramentas artísticas e ações de envolvimento com a comunidade.
Às escolas participantes, aos professores e a todos os que acompanharam os alunos ao longo desta jornada, deixamos um enorme obrigado pela disponibilidade, apoio, paciência e entusiasmo.
O concurso começou com mensagens vindas do futuro para inquietar o presente. Terminou com mensagens dos alunos para quem viverá o mundo em 2050.
Que continuemos a aprender, a agir e a construir esperança.